EDUCAÇÃO ÉTICO-EXISTENCIAL E COMUNICAÇÃO INDIRETA EM KIERKEGAARD E PAULO FREIRE

Autores

  • Vera Lúcia Periassu de Oliveira UESB
  • Zélia Salles UESB

Resumo

Este artigo estabelece uma reflexão sobre a compreensão de uma proposta de Educação Ético-Existencial, fundamentada a partir do estudo da obra Kierkegaard e apresentada na obra “A Educação em Kierkegaard e Paulo Freire: por uma educação ético-existencial”, de autoria de Almeida (2013). Também, relaciona-se a referida proposta com a Comunicação Indireta, recurso estratégico muito utilizado por Kierkegaard em seus escritos, como por exemplo, na obra “Diário de um Sedutor (1843), A repetição (1843), Etapas no caminho diante da vida” (1845) visando estabelecer uma pedagogia dialógica. Para Kierkegaard, o método da comunicação indireta é eminentemente pedagógico, pois permite que, indiretamente, sem a rigidez dos métodos tradicionais, a comunicação da Educação aconteça. Neste sentido, seu pensamento está muito próximo da comunicação dialógica e intersubjetiva de Paulo Freire. O estudo problematiza a Educação como tarefa da existência centrada na singularidade, pois de acordo com Kierkegaard, a virtude deve ser ensinada, mas não à maneira conceitual porque ela não é uma doutrina; é um poder, um executar, um existir, uma transformação existencial. (ALMEIDA, 2013, p.115). Assim sendo, a Educação faz parte de um processo, de um trabalho de interioridade que acontece na subjetividade, favorecendo a relação com o outro, de forma que esse outro possa ser encontrado como “espelho”, estratégia de comunicação indireta presente na obra de Kierkegaard.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Periassu de Oliveira, UESB

Mestre em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, 1994; Especialista em Língua Portuguesa, Universidade Federal da Paraíba/UFPB, 1990; Graduação em Letras, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), 1981. É membro do Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado Memória, subjetividade e subjetivação no pensamento contemporâneo e membro da SOTER.

Zélia Salles, UESB

Psicóloga/Teóloga. Mestre em Teologia (com pesquisa em Teologia e Psicologia) pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, PUC/SP 2002. Graduação em Psicologia e Habilitação para Psicólogo, PUCCAMP/Campinas, SP, 1980. Graduação em Teologia pela PUC/RJ, Rio de Janeiro, 1991. É membro do Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado Memória, subjetividade e subjetivação no pensamento contemporâneo. É membro associado da Associação Pierre Bonhomme e da SOTER.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Como Citar

de Oliveira, V. L. P., & Salles, Z. (2015). EDUCAÇÃO ÉTICO-EXISTENCIAL E COMUNICAÇÃO INDIRETA EM KIERKEGAARD E PAULO FREIRE. Revista Húmus, 5(13). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3369