LINHAS CRUZADAS EM TELEPHONE: uma questão de intertextualidade?
Parole chiave:
Videoclipe, Intertextualidade, Intericonicidade, Semiótica, Linguagem textualAbstract
O objetivo desta pesquisa é o de investigar as relações intertextuais identificáveis no videoclipe Telephone, parceria entre as cantoras norte-americanas Lady Gaga e Beyoncé. Fundamenta-se na agenda teórica que aproxima texto e discurso (ADAM, 2008), e que defende um tratamento discursivo para imagens (PINTO, 1999).
Explana-se, dentro das limitações do espaço disposto, o desenvolvimento do quadro teórico da Linguística Textual, enfocando as contribuições do paradigma sociocognitivo
e da perspectiva discursiva para os estudos de texto. Concebe-se texto como construção orientada por diferentes linguagens: verbal (oral e escrita), não-verbal, e/ou por outros sistemas semióticos, conforme Pinto (1999) e Van Dijk (2006, 2008 e 2009). São
apresentadas diferentes noções de intertextualidade, na perspectiva da Linguística Textual e da Análise do Discurso. Recorre-se ainda à noção de intericonicidade
(Courtine, 2006), dado o caráter multissemiótico do objeto proposto. Para análise, aplica-se o modelo sugerido por Mozdzenski (2009).
Palavras-chave: Videoclipe. Intertextualidade. Intericonicidade.
Abstract
Proposal for a research of Telephone video by American entertainers Lady Gaga feat. Beyoncé, based on theoretical agenda that approaches text and discourse (ADAM, 2008), and which advocates a discursive treatment for pictures
(PINTO, 1999). Within the limitations of space, it develops the theoretical framework of Textual Linguistics, focusing on the contributions of the social cognitive paradigm
and the discursive approach to the study of text, conceived as an oriented-construction for different languages: verbal (oral and written), non-verbal, and / or other semiotic
systems, according to Pinto (1999) and Van Dijk (2006, 2008 and 2009). It presents different notions of intertextuality, in view of Textual Linguistics and Discourse
Analysis. It also uses the concept of intericonicity (Courtine, 2006), given the nature of the object multissemiótico proposed. For analysis, it applies to the model suggested by Mozdzenski (2009).
Keywords: Videoclip. Intertextuality. Intericonicity.
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