TOADAS DO TAMBOR DE CRIOULA DE SÃO LUÍS: a exaltação a santos católicos para uma análise do discurso
Resumo
RESUMO
Proposta de análise de canções do Tambor de Crioula de São Luís (MA). Por aporte teórico, são usados os estudos de Maingueneau (1995), (2008a) e (2008b) sobre discurso, e de Barros da Costa (2005) sobre canção como gênero do discurso. Com Chauí (1985) e Canclini (1983), é apresentada a relação entre ideologia e cultura, levando a discussão mais especificamente para o registro do Tambor de Crioula como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Para análise, recorre-se a História, com Carvalho (2000), Lima (2002) e Gomes (2007) para referências à época da escravidão no Brasil Colônia. O corpus é constituído por três canções do Tambor de Crioula de São Luís registradas em Ferreti (2002).
Palavras-chave: Cultura. Ideologia. Tambor de Crioula.
ABSTRACT
This essay aims to analyse some Tambor de Crioula’s tunes. For theoretical support, it is referred to Maingueneau’s work (1995), (2008a) and (2008b) on discourse as well as to Barros da Costa’s work (2005) on song as a genre of discourse. Some reference to Chauí (1985) and Canclini (1983) are made in attempt to determine the relationship between ideology and culture. The analysis is also supported on History works on the
Colonial period in Brazil developed by Carvalho (2000), Lima (2002) and Gomes (2007). The corpus is composed of three Tambor de Crioula tunes, registered in Ferreti (2002).
Keywords: Culture. Ideology. Tambor de Crioula.
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