v. 13 n. 25 (2022): PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DO DISCURSO: múltiplos objetos

					Visualizar v. 13 n. 25 (2022): PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DO DISCURSO: múltiplos objetos

"Supor que, pelo menos em certas circunstâncias, há independência do objeto face a qualquer discurso feito a seu respeito, significa colocar que, no interior do que se apresenta como universo físico-humano (coisas, seres vivos, pessoas, acontecimentos, processos...) “há real”, isto é, pontos de impossível, determinando aquilo que não pode ser “assim”. (O real é o impossível... que seja do outro mundo). Não descobrimos, pois, o real: a gente se depara com ele, dá de encontros com ele, o encontra" (PÊCHEUX, 1998, p. 29).

"Por sua própria forma de proceder, a análise do discurso tem uma força crítica, mesmo que os pesquisadores não se interessem por temas sensíveis como o machismo ou o neocapitalismo, mesmo que eles não considerem que as ciências humanas e sociais devam estar a serviço de uma emancipação. Pode-se, assim, contestar a própria ideia de que haveria uma análise do discurso sem nenhuma dimensão crítica e outra que se caracterizaria por uma finalidade crítica plenamente assumida" (MAINGUENEAU, 2015, p. 59).

Imbuídos dessa ideia de que o discurso é um construto de múltiplas dimensões e de que apreendê-lo é, em essência, assumir uma postura crítica, propomos uma edição da Littera dedicada aos estudos em Análise do Discurso de linha francesa. Pretende-se reunir artigos científicos, resenhas e ensaios sobre temas dessa área, que tenham por objetivo analisar um corpus relacionado aos mais diversos campos - político, religioso, midiático, etc. para investigar os modos de funcionamento dos discursos em circulação na contemporaneidade. Da mesma forma, serão também acolhidos trabalhos que discutam conceitos basilares e conceitos desenvolvidos mais recentemente para refletir sobre questões relacionadas a discursos autoritários (machismo, racismo, LGBTQIA+fobia, dentro outros) e aos de resistência (feminismo, negritude etc.).

Publicado: 2022-10-08

Edição completa

Apresentação

Artigos