A CONSTRUÇÃO DO PATHOS E DO ETHOS NO GÊNERO NOTÍCIA

“Sargento preso com cocaína em avião da FAB vivia no DF e ganhava salário de R$ 7 mil”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v13n.25.2022.1

Palavras-chave:

Pathos, Ethos, Categorias linguístico-discursivas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o pathos e o ethos em uma notícia retirada do portal de notícias G1. Para alcançá-lo, partiremos da perspectiva da análise textual de Amossy na obra Imagens de Si no Discurso (2011). Para isso, inclui-se a organização e análise de categorias como: tipo de sujeito para a tomada de posição; procedimento de enunciação; visada argumentativa no uso de afetivos que indique a posição do enunciador/locutor; sentimentos dominantes; escolhas lexicais (termos agressivos, etc.); figuras relevantes (analogia; metáfora; modalizadores). Os resultados apontam que o ethos apresentado pelo locutor G1.globo.com, no geral, é o de imparcialidade, seriedade e credibilidade, além de revelar um veículo de denúncia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Girlane Cardoso da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Campus São Leopoldo-PPGLA.

Anaildo Pereira da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus Bacabal – PPGLB.

Referências

ALEXANDER, B. Web 2.0: A new wave of innovation for teaching and learning? EDUCAUSE Review, v. 41, n. 2, p. 32–44, mar./abr. 2006.

AMOSSY, Ruth. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: AMOSSY, R. (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2011.

AMOSSY, Ruth. Apologia da polêmica. São Paulo: Editora Contexto, 2017.

AMOSSY, Ruth. O pathos ou o papel das emoções na argumentação. In: AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. São Paulo; Contexto, p. 171-222, 2018.

PAVEAU, M-A. Technodiscursivités natives sur Twitter. Une écologie du discours numérique. Epistémè: Revue Internationale de Sciences Humaines et Sociales Appliquées, Séoul, n. 9, p. 1-19, 2013.

PAVEAU, M-A. L’Analyse du discours numérique: dictionaire des formes et des pratiques. Paris: Hermann, 2017. 400 p.

Downloads

Publicado

2022-10-08

Como Citar

SILVA, Girlane Cardoso da; SILVA, Anaildo Pereira da.
A CONSTRUÇÃO DO PATHOS E DO ETHOS NO GÊNERO NOTÍCIA: “Sargento preso com cocaína em avião da FAB vivia no DF e ganhava salário de R$ 7 mil”
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 13, n. 25, 8 Out 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.