O QUE AS CENOGRAFIAS (AINDA) NOS DIZEM SOBRE O NEGRO E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO?

Autores

  • Ana Lourdes Queiroz da Silva Instituto Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v13n.25.2022.3

Palavras-chave:

Negro, Publicidade, Interdiscurso, Pré-discurso, Cenografia

Resumo

Este artigo se propõe a evidenciar, por meio da análise da cenografia de uma propaganda, a constituição de identidades do negro em suas relações com o trabalho. Para tanto, partirei da possibilidade de articulação entre os quadros teórico-metodológicos propostos por Maingueneau (2001, 2005, 2008) e por Paveau (2013), considerando os conceitos de interdiscurso, cenografia e pré-discurso, a fim de explicar o funcionamento discursivo no campo publicitário. O corpus de análise é constituído pela propaganda VIVER É UMA ENTREGA (2020), da empresa Ifood. Como resultado, apresento reflexões sobre a questão da constituição de identidades a partir da articulação de conceitos, segundo o quadro de uma teoria do discurso de base enunciativa.

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Biografia do Autor

Ana Lourdes Queiroz da Silva, Instituto Federal do Maranhão

Professora do Magistério Superior do Departamento de Letras, do Instituto Federal do Maranhão – Campus São Luís/Monte Castelo. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos – PPGEL – UFU, na linha de pesquisa Linguagem, sujeito e discurso, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Fernanda Mussalim.

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Publicado

2022-10-08

Como Citar

SILVA, Ana Lourdes Queiroz da.
O QUE AS CENOGRAFIAS (AINDA) NOS DIZEM SOBRE O NEGRO E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO?
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 13, n. 25, 8 Out 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.