(Re)categorização e hashtag
a desqualificação do outro em textos digitais
DOI:
https://doi.org/10.18764/2177-8868v14n28.2023.17Parole chiave:
Polêmica, Desqualificação, (Re)categorização, HashtagAbstract
O objetivo desta pesquisa é analisar os processos de (re)categorização pelo uso de hashtags em textos produzidos na rede social X (antigo Twitter), a fim de verificar o traço de desqualificação da polêmica à luz do argumento ad hominem. Para tanto, fundamentamo-nos nas reflexões teóricas de Amossy (2017) sobre a polêmica como modalidade argumentativa, recorremos também aos estudos desenvolvidos por pesquisadores da Linguística Textual brasileira (Cavalcante, Custódio Filho e Brito, 2014) para fundamentar os processos referenciais analisados, bem como utilizamos a classificação de Fiorin (2015) no tocante às características do argumento ad hominem. Analisamos dois textos ancorados em contextos polêmicos dos anos 2020 e 2021 que envolvem a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro com assuntos de interesse público. Os resultados demonstram que a hashtag é um recurso tecnolinguageiro importante para os pontos de vistas antagônicos na polêmica pública, por isso ela é mobilizada em processos referenciais que têm a finalidade de desqualificar o adversário em interações que ocorrem em âmbito digital on-line.
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