(Re)categorización y hashtag

la descalificación del oponente en los textos digitales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v14n28.2023.17

Palabras clave:

Controversia, Descalificación, (Re)categorización, Hashtag

Resumen

El objetivo de esta investigación es analizar los procesos de (re)categorización mediante el uso de hashtags en textos producidos en la red social X (antes Twitter), con el fin de verificar la huella de descalificación de la polémica a la luz de la argumento ad hominem. Para ello, nos basamos en las reflexiones teóricas de Amossy (2017) sobre la controversia como modalidad argumentativa, también recurrimos a estudios desarrollados por investigadores en Lingüística Textual brasileña (Cavalcante, Custódio Filho y Brito, 2014) para fundamentar los procesos referenciales analizados. así como cómo utilizamos la clasificación de Fiorin (2015) respecto de las características del argumento ad hominem. Analizamos dos textos anclados en
contextos polémicos de los años 2020 y 2021 que involucran la conducta del expresidente Jair Bolsonaro con asuntos de interés público. Los resultados demuestran que el hashtag es un recurso
tecnolingüístico importante para puntos de vista antagónicos en la controversia pública, por lo que se moviliza en procesos referenciales que tienen como propósito descalificar al oponente en interacciones que ocurren en el ámbito digital en línea. 

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Biografía del autor/a

Maria da Graça dos Santos Faria, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-doutorado em Linguística pela mesma instituição. É docente associado IV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Membro do Grupo de Pesquisa Protexto (UFC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estratégias e procedimentos de organização textual. Professora do programa de Pós Graduação do Departamento de Letras da UFMA (PGLetras), Membro do GT "Discurso e argumentação e do GT Linguística Textual e Anãlise da Conversação da ANPOLL. 

Rafael Botelho Dutra, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). De 2017 a 2022, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA (2017/2018; 2018/2019, 2019/2020 e 2021/2022) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2020/2021). Tem experiência na área de pesquisas da Linguística Textual e da Argumentação no Discurso.

Marize Barros Rocha Aranha, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Letras - PGLetras - Linha de Pesquisa: "Estudos de Linguagem e práticas discursivas" e do Programa de Pós -Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB (Mestrado Profissional) - Linha de pesquisa: "Ensino de línguas" da Universidade Federal do Maranhão. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Ensino de Línguas e Discurso - GruPELD . Exerceu o cargo de Pró-Reitora de Extensão e Empreendedorismo de 2012 a 2015 na UFMA. Desde novembro de 2019 exerce o cargo de Chefe de Gabinete da Reitoria da UFMA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Línguas, Análise do Discurso de linha francesa, linguística Cognitiva, Linguística Textual, Gêneros, Metáfora e Argumentação.

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

FARIA, Maria da Graça dos Santos; DUTRA, Rafael Botelho; ARANHA, Marize Barros Rocha.
(Re)categorización y hashtag: la descalificación del oponente en los textos digitales
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 14, n. 28, 30 dic. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/22419. Acesso em: 3 jul. 2024.