O ESTUDO DAS TIRINHAS EM LÍNGUA ESPANHOLA DO ENEM A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA DA LINGUAGEM

Autores/as

  • Cleria Lourdes Moreira Pereira Universidade Federal do Maranhão
  • Heloísa Reis Curvelo Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v13n.25.2022.4

Palabras clave:

Enunciação, Subjetividade, Tirinhas

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar os atos enunciativos na escrita das tirinhas Gaturro presentes nas provas do ENEM correspondentes ao intervalo de 2010 a 2020 na língua espanhola e, assim, identificar a importância do eu e tu para a enunciação a partir da perspectiva da Teoria da Enunciação de Benveniste. As tirinhas estabelecem uma relação semiótica carregada de significados e sentidos, o que as tornam excelentes recursos de aprendizagem da língua espanhola. Para tanto, as categorias utilizadas foram as categorias de pessoa e não pessoa de Benveniste (1989, 1976), em um corpus constituído por três tirinhas do quadrinista argentino Nik. Os resultados obtidos a partir da análise mostraram a presença das marcas de subjetividade com predominância em relação às demais marcas enunciativas, bem como o efeito de sentido de comicidade produzido pela relação entre os elementos subjetivos e intersubjetivos e a linguagem não verbal como fator de sentido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleria Lourdes Moreira Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Letras pelo Curso de Pós-Graduação em Letras – UFMA (Campus Bacabal).

Heloísa Reis Curvelo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Linguística, professora do Departamento de Letras, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal.

Citas

BALZAN, Carina Fior Postingher. Da noção de subjetividade de Benveniste à leitura como ato enunciativo. Leitura: teoria & prática, Campinas, São Paulo, v. 35. n. 69, p. 87-102, 2017.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Tradução Eduardo Guimarães et al. Campinas, SP: Pontes, 1989.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral. Tradução Maria da Glória Novak e Luiza Neri; revisão Prof. Isaac Nicolau Salum. São Paulo: Editora nacional, Editora da Universidade de São Paulo, 1976.

BORGES, Maria Isabel; PEREIRA, Esmeri Malagute. Orlandeli e sua produção de tiras: entre o tradicional e a inovação. In: Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos

, 3., 2015, São Paulo. Anais […] São Paulo: ECA, 2015. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/anais2ajornada/anais3asjornadas/artigo_080620151800152.pdf>. Acesso em: 28 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 06 out. 2021.

CAGNIN, Antônio Luís. Os quadrinhos. São Paulo: Ática, 1975.

COSTA, Lucas Piter Alves. Signos visuais, verbais e não-verbais do discurso quadrinístico. Revista do SELL, v. 4, n. 1, p. 1-21, 2014. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/412>. Acesso em: 18 jun. 2020.

FARINA, Luciane Schiffl. Tiras da Mafalda: um estudo enunciativo da categoria de pessoa. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de Passo Fundo, 2010.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 3. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

FIORIN, José Luiz. (org.). Introdução à Linguística: I. Objetos teóricos. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

FLORES, Valdir do Nascimento. Saussure e Benveniste no Brasil: quatro aulas na École Normale Supérieure. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

FLORES, Valdir do Nascimento; SILVA, Silvana; LICHTENBERG, Sônia; WEIGERT, Thaís. Enunciação e gramática. São Paulo: Contexto, 2008.

FLORES, Valdir do Nascimento; TEIXEIRA, Marlene. Enunciação, dialogismo, intersubjetividade: um estudo sobre Bakhtin e Benveniste. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 1, p. 143-164, 2009.

FLORES, Valdir do Nascimento et al. Dicionário de linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.

GONÇALVES, Nilvia Ines de Godoy; MALAVASI, Silvana. A prática de leitura nas aulas de língua espanhola utilizando o gênero textual história em quadrinhos. Cadernos PDE., v. 1, 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_lem_unespar-apucarana_nilviainesdegodoy.pdf>. Acesso em: 26 out. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (Brasil). Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: INEP, 2005. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/ENEM+-+Exame+Nacional+do+Ensino+M%C3%A9dio+fundamenta%C3%A7%C3%A3o+te%C3%B3rico-metodol%C3%B3gica/449eea9e-d904-4a99-9f98-da804f3c91f5?version=1.1>. Acesso em: 26 out. 2021.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. ENEM – DOCUMENTO BÁSICO. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/Exame+Nacional+do+Ensino+M%C3%A9dio+-+ENEM++documento+b%C3%A1sico/e2cf61a8-fd80-45b8-a36f-af6940e56113?version=1.1>. Acesso em: 18 jun. 2020.

POSTEMA, Bárbara. Estrutura narrativa nos quadrinhos: construindo sentido a partir de fragmentos. Tradução Gisele Rosa. São Paulo: Petrópolis, 2018.

RAMOS, Paulo. A leitura das histórias em quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2019.

RAMOS, Paulo. Faces do humor: uma aproximação entre piadas e tiras. São Paulo: Zarabatana Books, 2011.

RAMOS, Paulo. Histórias em quadrinhos: gênero ou hipergênero? Estudos linguísticos, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 355-367, set./dez. 2009.

SANTOS, Roberto Elísio dos. Aspectos da linguagem, da narrativa e da estética das histórias em quadrinhos: convenções e rupturas. In: VERGUEIRO, Waldomiro; SANTOS, Roberto Elísio dos (org.). A linguagem dos quadrinhos: estudos de estética, linguística e semiótica. São Paulo: Criativo, 2015.

SILVEIRA, Fernando Lang da; BARBOSA, Marcia Cristina Bernardes; SILVA, Roberto da. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1. 1101, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/TpSdTxpHR3XBgFttPmgmyPF/?lang=pt>. Acesso em: 09 out. 2021.

SOUZA, Marcio Coutinho de; ROSA, Jose Gaspar. O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e o ranqueamento das escolas: princípios e práticas. Revista espacios, v. 38, n. 15, 2017. Disponível em: <https://www.revistaespacios.com/a17v38n15/a17v38n15p09.pdf>. Acesso em: 09 out. 2021.

Publicado

2022-10-08

Cómo citar

PEREIRA, Cleria Lourdes Moreira; CURVELO, Heloísa Reis.
O ESTUDO DAS TIRINHAS EM LÍNGUA ESPANHOLA DO ENEM A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA DA LINGUAGEM
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 13, n. 25, 8 oct. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/20096. Acesso em: 24 nov. 2024.