Aprendizagem autônoma de Libras como L2 por intermédio de tecnologia virtual
análise do site da TV INES
DOI:
https://doi.org/10.18764/2177-8868v14n28.2023.20Schlagworte:
Autonomia, Libras, Segunda Língua, Tv INESAbstract
O presente artigo tem por objetivo analisar sob a ótica da autonomia da aprendizagem de línguas o site da TV INES, especificamente os programas intitulados “A vida em Libras” e “Manuário”, focando nas contribuições propiciadas pelo site e os possíveis impactos na aprendizagem por intermédio desta tecnologia digital. Foram utilizados como fundamentação teórica o trabalho de pesquisa de Benson (2011) e Chik (2018). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo de natureza interpretativista e exploratória pautada na descrição e análise dos tópicos do site da TV INES considerando as quatro dimensões da autonomia de Benson (2011): localização, formalidade, pedagogia e lócus de controle. Os resultados evidenciaram que os programas analisados da TV INES com seus vídeos, podem auxiliar o aprendiz de forma autônoma no aprendizado da Libras como segunda língua, de forma complementar ao aprendizado, pois apresenta um vocabulário contextualizado, enquadrando-se nas dimensões propostas pelos autores usados para fundamentação.
Downloads
Literaturhinweise
AREA, M. M. La metamorfosis digital del material didáctico tras el paréntesis Gutenberg/The digital metamorphosis of didactic material after the parenthesis Gutenberg. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa-RELATEC, v. 16, n. 2, p. 13-28, 2017
ALBRES, Neiva de Aquino. Por uma comparação entre o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em cursos superiores e o ensino de línguas estrangeiras. Amazônida: Revista do programa de pós-Graduação em Educação. Ano 17. Número 1. Manaus: FAPEAM, 2012.
BARALO, Marta. La Adquisiciòn del español como lengua extranjera. Arco Libros, Madrid, 1999.
BASSO, Idavania Maria de Souza; STROBEL, Karin Lilian. Metodologia de Ensino de Libras - L1. (texto-base de curso de letras libras EAD), UFSC, Florianópolis, 2009). Disponível em: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/metodologiaDeEnsinoEmLibrasComoL1/assets/631/TEXTO-BASE_SEM_AS_IMAGENS_.pdf. Acesso em 23 Fev. 2019
BENSON, Phil. Language learning and teaching beyond the classroom: An introduction to the field. In: Beyond the language classroom. Palgrave Macmillan, London, 2011. p. 7-16.
BRASIL. Decreto nº 5.626. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
BRASIL. Lei 10.436. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 24 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm
BRASIL.Instituto Nacional de Educação de Surdos. TV INES. Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.ines.gov.br/conheca-o-ines acesso em: 28/10/22.
CHIK, Alice. Learner autonomy and digital practices. In: Autonomy in language learning and teaching. Palgrave Pivot, London, 2018. p. 73-92.
CHUN LAI, XIAO HU & BONING LYU (2017): Understanding the nature of learners’ out-of-class language learning experience with technology, Computer Assisted Language Learning, DOI: 10.1080/09588221.2017.1391293
FERREIRA, Rodrigo Augusto. Ensino de Libras com Gêneros Discursivos Autênticos na Perspectiva do Letramento Crítico na Formação de Professores. / Rodrigo Augusto Ferreira. – Porto Nacional, TO, 2021. 155 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Tocantins – Câmpus Universitário de Porto Nacional - Curso de Pós-Graduação (Mestrado) em Letras, 2021)
LAI, Chun; ZHENG, Dongping. Self-directed use of mobile devices for language learning beyond the classroom. ReCALL, v. 30, n. 3, p. 299-318, 2018.
LAI, Chun; HU, Xiao; LYU, Boning. Understanding the nature of learners’ out-of-class language learning experience with technology. Computer assisted language learning, v. 31, n. 1-2, p. 114-143, 2018.
LITTLE, David. Language learner autonomy: Rethinking language teaching. Language Teaching, v. 55, n. 1, p. 64-73, 2022.
NUNES, Valeria Fernandes. Estratégias Tecnológicas Para Educação De Surdos: Tv INES, Google Imagens E Google Maps. INES | Revista Forum | Rio de Janeiro | n. 33 | jan-jun 2016
REINDERS, Hayo; BENSON, Phil. Research agenda: Language learning beyond the classroom. Language Teaching, v. 50, n. 4, p. 561-578, 2017.
REINDERS, Hayo. A framework for learning beyond the classroom. In: Autonomy in Language Education. Routledge, 2020. p. 63-73.
REINDERS, Hayo. Technology and autonomy. The TESOL encyclopedia of English language teaching, v. 15, n. 3, p. 1-5, 2018.
SILVA, Giselli Mara. O bilinguismo dos surdos: acesso às línguas, usos e atitudes linguísticas. Revista Leitura, v.1, n. 58, p. 124-144, 2017. Disponível em <https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2466>. Acesso em 17/08/2020.
SPINASSÉ, K. P. Os conceitos Língua Materna, Segunda Língua e Língua Estrangeira e os falantes de língua alóctones minoritárias no Sul do Brasil. Revista Contingentia, 2006, Vol. 1, novembro 2006. Pp.1–10.
STUMPF, M. R. Educação de Surdos e Novas Tecnologias. Centro de comunicação e expressão. UFSC, Florianópolis, 2010.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International. Direitos autorais Littera on line
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.