(Re)categorização e hashtag

a desqualificação do outro em textos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v14n28.2023.17

Palavras-chave:

Polêmica, Desqualificação, (Re)categorização, Hashtag

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar os processos de (re)categorização pelo uso de hashtags em textos produzidos na rede social X (antigo Twitter), a fim de verificar o traço de desqualificação da polêmica à luz do argumento ad hominem. Para tanto, fundamentamo-nos nas reflexões teóricas de Amossy (2017) sobre a polêmica como modalidade argumentativa, recorremos também aos estudos desenvolvidos por pesquisadores da Linguística Textual brasileira (Cavalcante, Custódio Filho e Brito, 2014) para fundamentar os processos referenciais analisados, bem como utilizamos a classificação de Fiorin (2015) no tocante às características do argumento ad hominem. Analisamos dois textos ancorados em contextos polêmicos dos anos 2020 e 2021 que envolvem a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro com assuntos de interesse público. Os resultados demonstram que a hashtag é um recurso tecnolinguageiro importante para os pontos de vistas antagônicos na polêmica pública, por isso ela é mobilizada em processos referenciais que têm a finalidade de desqualificar o adversário em interações que ocorrem em âmbito digital on-line.

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Biografia do Autor

Maria da Graça dos Santos Faria, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-doutorado em Linguística pela mesma instituição. É docente associado IV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Membro do Grupo de Pesquisa Protexto (UFC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estratégias e procedimentos de organização textual. Professora do programa de Pós Graduação do Departamento de Letras da UFMA (PGLetras), Membro do GT "Discurso e argumentação e do GT Linguística Textual e Anãlise da Conversação da ANPOLL. 

Rafael Botelho Dutra, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). De 2017 a 2022, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA (2017/2018; 2018/2019, 2019/2020 e 2021/2022) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2020/2021). Tem experiência na área de pesquisas da Linguística Textual e da Argumentação no Discurso.

Marize Barros Rocha Aranha, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Letras - PGLetras - Linha de Pesquisa: "Estudos de Linguagem e práticas discursivas" e do Programa de Pós -Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB (Mestrado Profissional) - Linha de pesquisa: "Ensino de línguas" da Universidade Federal do Maranhão. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Ensino de Línguas e Discurso - GruPELD . Exerceu o cargo de Pró-Reitora de Extensão e Empreendedorismo de 2012 a 2015 na UFMA. Desde novembro de 2019 exerce o cargo de Chefe de Gabinete da Reitoria da UFMA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Línguas, Análise do Discurso de linha francesa, linguística Cognitiva, Linguística Textual, Gêneros, Metáfora e Argumentação.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

FARIA, Maria da Graça dos Santos; DUTRA, Rafael Botelho; ARANHA, Marize Barros Rocha.
(Re)categorização e hashtag: a desqualificação do outro em textos digitais
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 14, n. 28, 30 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.