A PRÁTICA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DO SABER AMBIENTAL E CULTURAL COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA/PIAUÍ

Autores

  • Hikaro Kayo de Brito Nunes Universidade Estadual do Maranhão – CESC/UEMA
  • Maria Luzineide Gomes Paula Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Jorge Eduardo de Abreu Paula Universidade Estadual do Piauí - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v4n13p240-251

Palavras-chave:

Prática de campo, Ensino de Geografia, Saber Ambiental e Cultural, Teresina/Piauí

Resumo

THE FIELD PRACTICE AS AN INSTRUMENT OF VALORIZATION OF ENVIRONMENTAL AND CULTURAL KNOWLEDGE WITH STUDENTS OF A PUBLIC SCHOOL OF TERESINA/PIAUÍ

LA PRÁCTICA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE VALORIZACIÓN DEL SABER AMBIENTAL Y CULTURAL CON ALUMNOS DE UNA ESCUELA PÚBLICA DE TERESINA/PIAUÍ

Ciente da necessidade de se conhecer e investigar o processo de educação geográfica na educação básica e as inter-relações necessárias, o presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da prática de campo no ensino e aprendizagem de Geografia como instrumento facilitador na construção do saber ambiental e cultural com alunos do 8º ano de uma escola pública de Teresina/Piauí. A prática foi subdividida em três etapas: a primeira (com planejamento e com aulas expositivas e dialogadas); a segunda (com a prática de campo seguindo um roteiro pela cidade) e a terceira (com a discussão e apresentação dos dados coletados para a comunidade escolar). As atividades instigaram a compreensão do alunado em relação à cultura e aos aspectos ambientais de Teresina, além da capacidade de organização e da criação de um senso crítico de observação.

Palavras-chave: Prática de campo; Ensino de Geografia; Saber Ambiental e Cultural; Teresina/Piauí.

ABSTRACT
Aware of the need to know and investigate the geographic education process in basic education and the necessary interrelationships, the present work aims to discuss the importance of field practice in the teaching and learning of Geography as a facilitator in the construction of environmental and cultural knowledge with students from the 8th grade of a public school in Teresina/Piauí. The practice was subdivided into 3 stages, the first one (with planning and with expositive and dialogic classes), the second (with field practice following a script by the city) and the third (with the discussion and presentation of data collected for the community School). The activities instilled the student's understanding of the culture and environmental aspects of Teresina, as well as the capacity for organization and the creation of a critical sense of observation.

Keywords: Field practice; Geography Teaching; Environmental and Cultural Knowledge; Teresina/Piauí.

RESUMEN
Consciente de la necesidad de conocer y investigar el proceso de educación geográfica en la educación básica y las interrelaciones necesarias, el presente trabajo tiene como objetivo discutir la importancia de la práctica de campo en la enseñanza y aprendizaje de Geografía como instrumento facilitador en la construcción del saber ambiental y cultural con alumnos del 8º año de una escuela pública de Teresina / Piauí. La práctica fue subdividida en 3 etapas, la primera (con planificación y con clases expositivas y dialogadas), la segunda (con la práctica de campo siguiendo un itinerario por la ciudad) y la tercera (con la discusión y presentación de los datos recogidos para la comunidad escolar). Las actividades instigaron la comprensión del alumnado en relación a la cultura y los aspectos ambientales de Teresina, además de la capacidad de organización y de la creación de un sentido crítico de observación.

Palabras clave: Práctica de campo; Enseñanza de Geografía; Saber ambiental y cultural; Teresina/Piauí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hikaro Kayo de Brito Nunes, Universidade Estadual do Maranhão – CESC/UEMA

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Professor substituto do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão – CESC/UEMA.

Maria Luzineide Gomes Paula, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

Jorge Eduardo de Abreu Paula, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutor em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará – (LABOMAR/UFC). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

Downloads

Publicado

2018-04-23

Como Citar

DE BRITO NUNES, Hikaro Kayo; GOMES PAULA, Maria Luzineide; DE ABREU PAULA, Jorge Eduardo.
A PRÁTICA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DO SABER AMBIENTAL E CULTURAL COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA/PIAUÍ
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 4, n. 13, p. 240–251, 23 Abr 2018 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/7772. Acesso em: 18 nov 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência