A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SÍTIO NOVO/MA

Autores

  • Débora Arruda Macedo Universidade Federal do Maranhão – UFMA
  • Ramon Luis de Santana Alcântara Universidade Federal do Maranhão – UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v2n5p514-535

Palavras-chave:

História, Educação Especial, Maranhão, History, Special Education, Historia, La educación Especial

Resumo

RESUMO
Ao passo que, nesse artigo, se analisa a história da educação especial de Sitio Novo, Maranhão, aborda as políticas públicas de educação especial no Brasil e no Maranhão. Pontua-se a influência do movimento econômico e social vigente no contexto sobre a implantação dessas políticas e suas ressonâncias na educação da pessoa com deficiência no município. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, com uso do método da história oral toma os relatos dos participantes da pesquisa como fonte para a compreensão dos episódios dos primeiros momentos da educação especial no município. Utiliza-se também o procedimento da análise documental, para efetivar um cruzamento entre as informações cedidas pelos sujeitos da história oral e os documentos oficiais e não-oficiais. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras que estiveram imersas nos primeiros momentos de implantação de ações em prol de uma educação para a pessoa com deficiência no munícipio. Outros sujeitos também foram ouvidos, através do trabalho etnográfico (dezembro de 2014 a dezembro de 2015), com o intuito de entender as ressonâncias atuais daqueles primeiros momentos históricos, a saber: coordenadora municipal de educação especial, professores do ensino regular e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). As revelações tornam iminente o reconhecimento da importância da escolarização da pessoa com deficiência no ensino regular e confluem as necessidades de inclusão e as reais carências da rede pública municipal de ensino no tocante à educação inclusiva, assinalam dificuldades de ordem curricular, didático, ligados a formação docente e ainda a falta de profissionais de apoio para o AEE, um quadro que culmina na construção de um pensamento, entre os sujeitos imbuídos na educação especial que, acaba atribuindo à pessoa com deficiência as condições para seu ingresso ou egresso no ensino regular. Os apontamentos da pesquisa também acenam para as possibilidades de efetivação da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no município de Sítio Novo, nos dias atuais.

Palavras-chave: História; Educação Especial; Maranhão.


THE HISTORY OF SPECIAL EDUCATION IN THE PUBLIC SCHOOLS OF SÍTIO NOVO/MA

ABSTRACT
Whereas, in this article, reviews the history of special education from Sítio Novo, Maranhão, addresses the special education public policies in Brazil and in Maranhão punctuating the influence of existing social and economic movement in context on the implementation of these policies and their resonances in the education of the disabled person in the municipality. It is a qualitative research that, with use of the oral history method takes the reports of the participants of the survey as a source for the understanding of the episodes of the first moments of special education in the municipality. Also used the procedure of document analysis, to effect a crossing between the information provided by the subject of oral history and the official and unofficial documents. The subjects of the research were three teachers who were immersed in the first moments of implementation of actions in favour of education for the disabled person in the municipality. Other subjects were also heard, through ethnographic work (December 2014 to December 2015), in order to understand the present resonances of those first historic moments, namely: municipal Coordinator of special education, regular school teachers and teachers of Specialized Educational Assistance (ESA). The revelations make imminent recognition of the importance of the education of the person with disabilities in regular education and meeting the needs of inclusion and the real needs of municipal public education network with regard to inclusive education, highlight curricular, didactic difficulties linked to teacher training and a lack of professional support for the ESA, a framework which culminates in the construction of a thought among the subjects in special education, imbued with just assigning the disabled person the conditions for entry or egress in regular education. The notes of research also beckon to the possibilities for implementation of special education in the perspective of inclusive education in the municipality of Sítio Novo, in the present day.

Keywords: History; Special Education; Maranhão.


HISTORIA DE LA EDUCACIÓN ESPECIAL EN ESCUELAS PÚBLICAS MUNICIPALES EN SITIO NOVO/MA

RESUMEN
Si bien, este artículo analiza la historia de la educación especial en Sitio Novo, Maranhão, se dirige a la política pública de educación especial en Brasil y Maranhão. Puntuaste la influencia del movimiento económico y social actual en el contexto de la aplicación de estas políticas y sus resonancias en la educación de las personas con discapacidad en el municipio. Se trata de una investigación cualitativa, con el uso del método de la historia oral, lleva informes de participantes en la investigación como fuente para la comprensión de los episodios de los primeros momentos de la educación especial en el municipio. También se utiliza el procedimiento de análisis de documentos para efectuar un cruce entre la información transferida por los sujetos de la historia oral y los documentos oficiales y no oficiales. Los sujetos del estudio fueron tres maestros que estaban inmersos en las primeras etapas de la implementación de acciones para la educación de las personas con discapacidad en el municipio. Otros temas también se escucharon, a través del trabajo etnográfico (diciembre 2014-diciembre 2015), con el fin de comprender las repercusiones actuales de esos períodos tempranos históricos, a saber: el coordinador municipal de educación especial, maestros de educación regular y profesores de servicio la educación especializada. Las revelaciones hacen reconocimiento inminente de la importancia de la enseñanza de la persona con discapacidad en la enseñanza general y convergen las necesidades de inclusión y las necesidades reales de la educación pública municipal con respecto a la educación inclusiva, indican dificultades de orden curricular, la enseñanza, vinculado a la formación enseñanza y también la falta de apoyo profesional para la educación especializada, un marco que culmina en la construcción de un pensamiento, entre los asuntos imbuidos en la educación especial, simplemente dando a la persona con discapacidad las condiciones para su ingreso o egreso en la educación general. La encuesta también señala invitan a la realización de las oportunidades educativas especiales desde el punto de vista de la educación inclusiva en el municipio de Sitio Novo hoy.

Palabras clave: Historia; La educación Especial; Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Arruda Macedo, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Professora da rede municipal de ensino de Sítio Novo/MA e Coordenadora Local do PROFEBPAR-UFMA-Polo Sítio Novo/MA.

Ramon Luis de Santana Alcântara, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutor em Políticas Públicas e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.
Professor Adjunto no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Geografia (Campus de Grajáu) e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Referências

ALCÂNTARA, Ramon Luis de S. A ordem do discurso na Educação especial. São Luís: EDUFMA, 2013.

ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana. Formação para a diversidade? Desafios da formação de professores em Grajaú-MA. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) – Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, São Luís, 2015.

AMORIM, José Raimundo R. Sítio Novo: uma história em construção. Imperatriz: Ética, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. CNE/CEB. Resolução nº 2 de 11 de setembro de 2001. Brasília: Diário Oficial da União, nº 177, seção 1, de 14/09/2001.

BRASIL. Política Nacional de Educação especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008b.

BUENO, José Geraldo. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, 2004.

BUENO, José Geraldo. S. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da Educação especial? In: BUENO, José Geraldo Silveira et al. (Org.). Deficiência e Escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: CAPES, 2008.

CARVALHO, Mariza Borges Wall B. de. A Política Estadual Maranhense de Educação especial (1997-2002). Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. São Paulo: UNIMEP, 2004.

CARVALHO, Mariza Borges Wall B. de. Política de educação especial: o acesso a escola e a responsabilidade do poder público. In: CABRAL NETO, Antônio et al. (Org.). Política pública de educação no Brasil: compartilhando saberes e reflexões. Porto Alegre: Sulina, 2006.

CARVALHO, Mariza Borges Wall B. de. Professores de Educação especial: aspectos da política educacional maranhense. In: SILVA, Marilete Geralda da; CARVALHO, Mariza Borges Wall B. de (Org.). Faces da Inclusão. São Luís: EDUFMA, 2010.

FERREIRA, Júlio Romero. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. Cad. CEDES, v. 19, n. 46, Campinas, Set. 1998.

FGV. O que é história oral? Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/acervo/historiaoral>. Acesso em: 27 out. 2015.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br>. Acesso em: 20 jan. 2015.

INEP. Censo Escolar 2012-2014. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-matricula>. Acesso em: 20 jan. 2015.

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores associados, 2006.

MARANHÃO. Secretaria de Estado da Educação. Plano Estadual de Educação. Disponível em: <http://www.educacao.ma.gov.br>. Acesso em: 06 abr. 2015.

MINAYO, Maria Cecília de S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

PNUD. Arquivos. Disponível em: <http://www.pnud.org.br>. Acesso em: 28 mar. 2015.

QUIXABA, Maria Nilza O. Práticas inclusivas na escola: o que faz sentido para os (as) alunos (as) com deficiência? Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Luís, 2011.

RAPÔSO, Maria da Conceição B. Inclusão social, ideologia e educação. In: SILVA, Marilete Geralda da; CARVALHO, Mariza Borges Wall B. de (Org.). Faces da Inclusão. São Luís: EDUFMA, 2010.

SÍTIO NOVO. Secretaria de Educação. Plano Municipal de Educação: “uma construção coletiva”, 2015.

UNESCO. Declaração de Salamanca e Linha de Ação Sobre Necessidades Educativas Especiais, 1994.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

MACEDO, Débora Arruda; ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana.
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SÍTIO NOVO/MA
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 5, p. 514–535, 26 Ago 2016Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas, Educação e Interdisciplinaridade