UMA INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL DE ENSINO

Autores

  • Luis Humbert Andrade de Lemos Faculdade da Cidade do Salvador – Salvador/BA
  • Jardson Fragoso Carvalho Faculdade da Cidade do Salvador – Salvador/BA.

DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n2p330-347

Palavras-chave:

Análise do Comportamento, Educação, Behaviorismo Radical, Behavior Analysis, Education, Radical Behaviorism

Resumo

As dificuldades encontradas em sala de aula para um método de ensino eficaz possibilitaram um amplo campo de estudo, na busca de uma aplicação mais efetiva de ensino. Entre diversas teorias que tentaram delinear uma solução para tal problema, a Análise do Comportamento vem fornecendo uma importante contribuição para a área, mas ainda é pouco conhecida pela maioria dos educadores. Devido a isso, o presente artigo procura introduzir a aplicação da análise do comportamento em sala de aula de uma maneira didática educadores não familiarizados com o referencial teórico. Para ser possível proceder tal propósito, o texto é estruturado abordando aspectos fundamentais da análise do comportamento como: perspectiva de homem, demonstrando como o Behaviorismo Radical estuda o comportamento humano e sua maneira de interpretá-lo; comportamento operante e comportamento por instrução, enquanto conceitos fundamentais para análise das contingencias e manipulação de variáveis que melhorem a atuação do professor para tornar o ensino mais eficaz; utilização de reforço positivo e punição, descrevendo tais conceitos e demonstrando de qual maneira o reforço positivo é mais efetivo na modificação do comportamento e efeitos colaterais da utilização da punição e controle de estímulos. A aplicação destes princípios no campo educacional é conhecida na Análise do Comportamento como tecnologia comportamental O artigo também vislumbrou ressaltar características importantes dos tópicos abordados e sua relação com a função do professor, exemplificando as aplicações de tal tecnologia em um ambiente de sala de aula.

 

AN INTRODUCTION TO BEHAVIORAL TECHNOLOGY EDUCATION

 

Abstract

The difficulties encountered in the classroom for effective teaching method enabled a broad field of study, in search of a more effective implementation of education. Among several theories that have tried to outline a solution to such a problem, the behavior analysis has provided an important contribution to the field, but is still little known to most educators. Because of this, this article seeks to introduce the behavior analysis of the application in the classroom in a didactic way educators unfamiliar with the theoretical framework. To be able to proceed this way, the text is structured addressing key aspects of behavior analysis as man's perspective, showing how radical behaviorism studies human behavior and the way you interpret it; operant behavior and behavior education as fundamental concepts for analysis of contingencies and manipulating variables that improve the performance of the teacher to make teaching more effective; use of positive reinforcement and punishment, describing such concepts and showing which way positive reinforcement is more effective in behavior modification and side effects of using punishment and stimulus control. Applying these principles in the educational field is known in Behavior Analysis as behavioral technology The article also glimpsed highlight important features of the topics and their relationship with the teacher's role, illustrating the application of such technology in a classroom environment.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Humbert Andrade de Lemos, Faculdade da Cidade do Salvador – Salvador/BA

Estudante de Psicologia da Faculdade da Cidade do Salvador – Salvador/BA.

Jardson Fragoso Carvalho, Faculdade da Cidade do Salvador – Salvador/BA.

Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor da Faculdade da Cidade do Salvador – Salvador/BA.

Referências

CARVALHO, Jardson Fragoso; GON, Marcia Cristina Caserta. Orientação comportamental para mães de crianças com Dermatite Atópica. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 23, n. 2, p. 371-381, 2015.

CASTRO, Jorge M. Oliveira. Contingências programadas de reforço e complexidade discriminativa de tarefa: aplicações a situações de ensino de leitura. In: WIELENSKA, R.C. (Org.). Sobre o comportamento e cognição: Questionando e ampliando a teoria e as intervenções clínicas em outros contextos. Santo André: ESETec, 2001, capítulo 14.

CHIESA, Mecca. Behaviorismo Radical: a filosofia e a ciência. Brasília: Celeiro, 2006.

FREITAS, Maria Clara de; MENDES, Enicéia Gonçalves. Análise funcional de comportamentos inadequados e inclusão: uma contribuição à formação de educadores. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 16, n. 2, p. 261-271, 2008.

.

GROBERMAN, Silvia G. Leitura: uma proposta para identificação do repertório de alunos da 5ª série do ensino fundamental. In: GUILHARDI, H. J.; AGUIRRE, N. C. de (Org.). Sobre comportamento e cognição: expondo a variabilidade. Santo André: ESETec, 2005. p. 287-298.

HAYDU, Verônica Bender. Uma proposta de ensino de análise experimental do comportamento. In: KERBAUY, R. R.; WIELENSKA, R. C. (Org.). Sobre comportamento e cognição: Psicologia comportamental e cognitiva: da reflexão teórica à diversidade da aplicação. Santo André: ESETec, 1999. p. 235-239.

HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira; CARMO, João dos Santos.Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao dialogo. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 149, p. 704-723, 2013.

KELLER, Fred Simmons. Adeus Mestre. In: KERBAUY, Rachel Rodrigues. Fred Simmons Keller: psicologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 128-147.

MARINOTTI, Miriam. Dificuldades ortográficas: análise de algumas variáveis relevantes para o aprimoramento do controle de estímulos. In: GUILHARDI, H. J.; MADI, M. B. B. P.; QUEIROZ, P. P.; SCOZ, M. C. (Org.). Sobre comportamento e cognição: expondo a variabilidade. Santo André: ESETec, 2001. p. 71-82.

MATOS, M. A. Análise de contingências no aprender e no ensinar. In: ALENCAR, E. S. (Ed.). Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1995. p. 143-165.

MELO, Camila Muchon de; GARCIA, Lucas Tadeu; ROSE, Julio Cesar Coelho de; FALEIROS, Pedro. Cultura e Liberdade. In: HUBNER, M. M. C.; MOREIRA, M. B. (Org.). Temas clássicos da psicologia sob a ótica da análise do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, p. 167-187.

MOREIRA, Marcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MOREIRA, Marcio Borges; HANNA, Elenice Seixas. Bases filosóficas e noção de ciência em análise do comportamento. In: HUBNER, M. M. C.; MOREIRA, M. B. (Org.). Temas clássicos da psicologia sob a ótica da análise do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. p. 1-19.

OLIVEIRA, Katya Luciane de Oliveira; PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa; RUFINI, Sueli Édi. Psicologia e Educação: contribuições do behaviorismo e do cognitivismo para a ação docente. In: HAYDU, Verônica Bander; FORNAZARI, Silvia Aparecida; ESTANISLAU, Celio Roberto (Org.). Psicologia e Análise do Comportamento: Conceituações e aplicações. Londrina: UEL, 2014. p. 199-221.

PEREIRA, Maria Eliza M.; MARINOTTI, Miriam; LUNA, Sergio Vasconcelos de. O compromisso do professorcom a aprendizagem do aluno: contribuições da Análise do Comportamento. In: HUBNER, M.M.C.; MARINOTTI,M. (Org.). Análise do Comportamento para Educação. Santo André: ESETec, 2004, p. 9-10.

PERGHER, Nicolau Kuckartz; COLOMBINI, Filipe; CHAMATI, Ana Beatriz D.; FIGUEIREDO, Saulo de Andrade; CAMARGO, Maria Isabel Pires de. Desenvolvimento de hábitos de estudo. In: BORGES, N. B.; CASSAS, F. A. (Org.). Clínica análitico-comportamental: aspectos teoricos e práticos. Porto Alegre: Artmed, 2012. p. 277-286.

RODRIGUES, Maria Ester. Algumas concepções de profissionais de educação sobre Behaviorismo. In: KERBAUY, R. R.; WIELENSKA, R. C. (Org.). Sobre comportamento e cognição: Psicologia comportamental e cognitiva: da reflexão teórica à diversidade da aplicação. Santo André: ESETec, 1999. p. 240-250.

RODRIGUES, Maria Ester. Mitos e discordâncias. Santo André: ESETec, 2011.

ROSE, Julio C. de. Além da resposta correta: controle de estímulos e o raciocinio do aluno. In: HUBNER, M. M. C.; MARINOTTI, M. (Org.). Análise do Comportamento para Educação. Santo André: ESETec, 2004, p. 115-136.

SIDMAN, Murray. Coerção e suas implicações. Campinas: Livro Pleno, 2009[1995]

SÉRIO, Maria Tereza; ANDERY, Maria Amalia; GIOIA, Paula Suzana; MICHELLETO, Nilza. Controle de estímulos e comportamento operante. São Paulo: EDUC, 2010.

SKINNER, Burrhus Frederic. The behavior of organisms: an experimental analysis. New York: Appleton-Century, 1938.

SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e comportamento humano. 10. ed.. São Paulo: Martins Fontes, 1998 [1953].

SKINNER, Burrhus Frederic. Verbal Behavior. New York: Appleton-Century-Crofts, 1957.

SKINNER, Burrhus Frederic. Tecnologia do ensino. São Paulo: Herder/EDUSP, 1972 [1968].

SKINNER, Burrhus Frederic. Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 1974.

VIECILI, Juliane; MEDEIROS, José Gonçalves. A coerção e suas implicações na relação professor-aluno. Revista Psico-USF, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 229-238, 2002.

WILLEMS, E. P. Behavioral technology and behavioral ecology. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 7, n. 1, p. 151-165, 1974.

ZANOTTO, M. de L. B. Formação de professores: a contribuição da análise do comportamento. São Paulo: Educ, 2000.

Downloads

Como Citar

LEMOS, Luis Humbert Andrade de; CARVALHO, Jardson Fragoso.
UMA INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL DE ENSINO
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 2, p. 330–347, 24 Out 2015 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/4047. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas, Educação e Interdisciplinaridade