SUSCETIBILIDADE À EUTROFIZAÇÃO E CENÁRIOS FUTUROS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COSTEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202323

Palavras-chave:

Eutrofização, Suscetibilidade Ambiental, LOICZ, ASSETS

Resumo

As bacias hidrográficas sofrem pressões antrópicas que causam estresse ambiental, como o processo de eutrofização que provoca perda da suscetibilidade ambiental. A pesquisa objetivou relacionar o processo de eutrofização com fatores antropogênicos, como: crescimento populacional, abrangência da coleta e tratamento de esgotos e planejamento urbano. Neste estudo foram analisadas três bacias hidrográficas situadas na Ilha de Santa Catarina, Florianópolis – SC: Itacorubi, Ratones e Tavares. Foram utilizados modelos para a avaliação do estado trófico dos estuários: Land Ocean Interacions in the Coastal Zone (LOICZ) e Assessment of Estuarine Trophic Status (ASSETS). Esses modelos auxiliam na compreensão dos processos relacionados à perda da saúde dos ecossistemas aquáticos de forma holística. O estado trófico das bacias hidrográficas foi considerado de mesotrófico a eutrófico. Os cenários simulados demonstraram que os estuários necessitam de medidas de redução da pressão antrópica, por meio do aumento da abrangência da coleta e tratamento de esgoto. A simulação de cenários destacou quais devem ser as medidas mitigadoras tomadas para o bom estado ecológico dos ambientes com a investigação das características físicas, biogeoquímicas e antrópicas. Ademais, é importante que haja ampliação do esgotamento sanitário em diferentes níveis de tratamento para manutenção ou reversão da condição atual dos estuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aichely Rodrigues da Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL.

Claudinei José Rodrigues, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Mestre em Perícia Criminal Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Alessandra Larissa D’Oliveira Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Oceanografia Química e Geológica pela Universidade de São Paulo – USP. Professora do Curso de Graduação em Oceanografia e dos Programas de Pós-Graduação em Oceanografia e Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Downloads

Publicado

2024-03-05

Como Citar

SILVA, Aichely Rodrigues da; RODRIGUES, Claudinei José; FONSECA, Alessandra Larissa D’Oliveira.
SUSCETIBILIDADE À EUTROFIZAÇÃO E CENÁRIOS FUTUROS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COSTEIRAS
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202323, 5 Mar 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/23243. Acesso em: 12 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos