(RES)SENTIMENTOS POLÍTICOS NA PROVÍNCIA DO CEARÁ

o caso de Icó e Vila de Telha (1868)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.22

Palavras-chave:

História das Emoções, Eleições, Segundo Reinado

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar como as narrativas que evocavam sentimentos e emoções foram capazes de servir como ferramenta política no jornal O Cearense e em Anais do Senado Imperial. Este escopo de pesquisa constituiu-se a partir da percepção de que em narrativas eleitorais – principalmente as que tinham relação com as ações de fraude e violência durante as eleições nas vilas de Icó e Telha –, os personagens evocavam os seus rancores, afetos e (res)sentimentos quando iam narrar um fato ou falar sobre outro personagem do meio político no ano de 1868. Com base nas fontes documentais supracitadas e em bibliografias de apoio que discutem a perspectiva das emoções na política, empreendeu-se uma Análise Textual Discursiva como eixo metodológico norteador da problematização. Os resultados obtidos apontam que as emoções, enquanto ferramenta política, serviam para acessar uma zona de enfrentamento entre os sujeitos que muitas vezes a violência, por exemplo, não era capaz de tocar – por mais que essas emoções fossem evocadas como “consequência” dos atos de violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Larisse Elias da Silva, Universidade Federal Fluminense – UFF

Doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestra em História pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Graduada em História pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Ana Elizabete Moreira de Farias, Prefeitura Municipal de Baixio-CE / Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Mestra em História pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Graduada em História pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Servidora Pública Municipal da SME do Baixio-CE.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

SILVA, Maria Larisse Elias da; FARIAS, Ana Elizabete Moreira de.
(RES)SENTIMENTOS POLÍTICOS NA PROVÍNCIA DO CEARÁ: o caso de Icó e Vila de Telha (1868)
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.22, 29 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.