REPÚBLICA DE PASTOS BONS (1828)

as [cerebrinas] tramas contra o sistema imperial no Maranhão, no final do Primeiro Reinado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.18

Palavras-chave:

Império do Brasil, Sertão, Pastos Bons, Republicanismo

Resumo

O presente artigo propõe uma abordagem crítica dos vestígios de republicanismo na província do Maranhão, especificamente no sertão de Pastos Bons, no final do primeiro reinado. Para tanto, propõe uma reflexão sobre a concepção de sertão e a articulação dessa região com Lisboa/Rio de Janeiro, em tempos de transição política do mundo luso-brasileiro, que aqui compreendem especialmente os movimentos contestatórios de 1817 e 1824. Ainda sobre os espaços conectados, explora a repercussão dos episódios de Pastos Bons na imprensa de São Luís e da Corte; e, no parlamento, as aproximações do movimento com o motim dos Afogados, ocorrido em Pernambuco pouco depois. Entre os diversos documentos públicos utilizados, toma como fio condutor o livreto “Um processo de jornalismo à época da Independência”, publicado pelo Arquivo Nacional em 1917, e que expõe as animosidades entre o presidente da província do Maranhão, Manoel da Costa Pinto (1828-1829), e José Cândido de Moraes e Silva, redator do jornal Farol Maranhense, pano de fundo das questões aqui apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roni César Andrade de Araújo, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Maranhão – PPGHIST/UEMA. Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Marcelo Cheche Galves, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor da Universidade Estadual do Maranhão e do Programa de Pós-graduação em História – PPGHIST/UEMA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

ARAÚJO, Roni César Andrade de; GALVES, Marcelo Cheche.
REPÚBLICA DE PASTOS BONS (1828): as [cerebrinas] tramas contra o sistema imperial no Maranhão, no final do Primeiro Reinado
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.18, 29 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.