BATALHAS IMPRESSAS

a guerra de Independência nas páginas do jornal O Conciliador do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.26

Palavras-chave:

Imprensa, Independência, O Conciliador do Maranhão, Exército Libertador

Resumo

A Independência do Brasil no Maranhão foi marcada por singularidades, entre as quais uma guerra civil provocada pela demora em aderir à nova ordem política instituída com a separação política da metrópole, capitaneada pelas províncias do Sul do país. A guerra, no entanto, não ocorreu apenas nos campos de batalha do sertão maranhense, mas foi combatida também por meio das narrativas da imprensa oficial da província, por meio do jornal O Conciliador do Maranhão. Este estudo tem por objetivo analisar os discursos veiculados na imprensa local em prol da união com Portugal no contexto das lutas pela Independência no Maranhão, abordando as representações sobre as forças expedicionárias formadas pelos independentistas e os embates em torno da formação de uma opinião pública contrária à incorporação da província do Maranhão ao nascente império brasileiro.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Sousa Abrantes , Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutor em História pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Membro do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista – NEMO/UEMA e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão – NUPEGEM/UEMA.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

ABRANTES , Elizabeth Sousa; MATEUS, Yuri Givago Alhadef Sampaio.
BATALHAS IMPRESSAS: a guerra de Independência nas páginas do jornal O Conciliador do Maranhão
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.26, 29 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.