CONSTRUINDO O ESTADO E TECENDO O LUGAR DOS PODERES

nação e província no Primeiro Reinado (Sergipe 1824-1831)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.17

Palavras-chave:

Poder Regional, Primeiro Reinado, Assembleia Legislativa do Império

Resumo

O artigo analisa as demandas originadas nos órgãos de representação provincial no pós-Independência encaminhadas para a Assembleia Legislativa do Império com o fim de fornecer elementos para a análise da relação entre o centro de poder e as províncias no Primeiro Reinado. Aborda a importância da questão regional no processo de luta política que levou a América portuguesa a se separar de Portugal (1820-1823) e os anseios relacionados à construção de instâncias e rotinas que permitissem o exercício do poder regional em algum nível ou intensidade. Essa reflexão, com apoio bibliográfico especializado, analisa a experiência da província de Sergipe, sua trajetória e demandas interpostas a análise da Assembleia Legislativa do Império. A tensão entre expectativas de centralização e descentralização e a observância de assuntos de interesse absolutamente locais e outros de envergadura nacional põem em evidência que o arranjo encontrado se situou a meio termo das aspirações elaboradas no início dos debates que levaram à Independência, mostrando que muitas decisões importantes para a localidade continuavam dependentes de decisão de instância superior e poder em formato centralizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Maria Matos Antônio, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Professora do Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

ANTÔNIO, Edna Maria Matos.
CONSTRUINDO O ESTADO E TECENDO O LUGAR DOS PODERES: nação e província no Primeiro Reinado (Sergipe 1824-1831)
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.17, 29 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.