DESENVOLVIMENTO SOCIOESPACIAL DA PROVÍNCIA DO MARANHÃO

a revisão bibliográfica como fio-condutor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.23

Palavras-chave:

Província, Maranhão, Desenvolvimento socioespacial, Revisão bibliográfica

Resumo

Na historiografia nacional, o tema da reorganização territorial e regionalização é relevante no sentido de se entender o Brasil no oitocentos. Por isso, procede-se a uma análise do desenvolvimento socioespacial centrada na Geografia, cuja finalidade é ampliar o debate acerca desse recorte temporal no atual estado do Maranhão. Para tanto, a discussão apoia-se na revisão bibliográfica enquanto metodologia de pesquisa que possibilitou se utilizarem os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico; seleção, análise e  interpretação das informações e dados obtidos. Os resultados revelam que, na Província do Maranhão, o Império utilizou estratégias como a colonização indígena, a implantação de assentamentos de estrangeiros, tentativas de soerguimento da economia, melhorias na articulação territorial e resolução de litígios territoriais a fim de viabilizar o domínio político e o controle do território, porém deparou-se com a República de Pastos Bons e A Balaiada que o colocaram em xeque. Conclui-se que, na prática, tal contexto refletia o que ocorria na escala nacional e internacional, de maneira que a Província do Maranhão pouco mudou na estrutura política e econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio José de Araújo Ferreira, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

FERREIRA, Antonio José de Araújo.
DESENVOLVIMENTO SOCIOESPACIAL DA PROVÍNCIA DO MARANHÃO: a revisão bibliográfica como fio-condutor
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.23, 29 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.