HORTA ESCOLAR

uma prática educativa interdisciplinar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202325

Palavras-chave:

Horta Orgânica, Educação Básica, Valorização da Natureza, Agenda 2030

Resumo

Hortas escolares agregam os diferentes saberes e proporcionam práticas educativas que viabilizam a imersão de estudantes em seu meio social e ambiental. O objetivo deste artigo foi analisar como ocorreu a implementação da prática educativa do projeto Horta Orgânica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, entre 2015 e 2019, por meio da interdisciplinaridade, a partir de uma abordagem qualitativa, com dados oriundos de depoimentos disponibilizados por docentes e discentes da Educação Básica, discentes do Ensino Superior e técnicos administrativos, analisados segundo Bardin (2011). Os resultados apontaram que, mesmo havendo integração de disciplinas durante ações do projeto, é necessário destinar um olhar à valorização da natureza, ao incentivo em conservar a biodiversidade, respeitando os seus limites.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Andrade de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe – PRODEMA/UFS.

Maria José Nascimento Soares, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professora titular do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Jailton de Jesus Costa, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Geografia e Professor Associado do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFS.

André Vinícius Bezerra de Andrade Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe – PRODEMA/UFS.

 

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

ANDRADE DE JESUS, Robson; NASCIMENTO SOARES, Maria José; COSTA, Jailton de Jesus; SILVA, André Vinícius Bezerra de Andrade.
HORTA ESCOLAR: uma prática educativa interdisciplinar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202325, 1 Ago 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/21149. Acesso em: 24 ago 2024.

Edição

Seção

Artigos