DESAFIOS DO ENGAJAMENTO SINDICAL

estudo de uma organização de agricultores familiares no Nordeste do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202216

Palavras-chave:

Engajamento, Sindicalismo, Agricultura familiar

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios do engajamento sindical no município de Concórdia do Pará, partindo do caso específico do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). O engajamento sindical é fundamental para garantir a legitimidade dessas organizações, que têm enfrentado uma série de questões novas para se mostrarem atraentes ao seu público-alvo. Com isso em vista, a pesquisa teve por base uma abordagem qualitativa feita por meio de entrevistas semiestruturadas e de levantamento bibliográfico. Os resultados apontaram que os agricultores filiados ao STTR de Concórdia, em sua maioria, aprovam a atual diretoria do sindicato. Constatou-se, porém, que nem todos se encontram em dia com a contribuição sindical, em razão da retirada de funções assistenciais por parte do governo, o que indica a necessidade de os sindicatos se reinventarem nesse novo cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raynice Souza dos Santos, Universidade Federal do Pará

Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professora de Sociologia na Escola de Educação Básica Agropalma, Tailândia (PA).

Heribert Schmitz, Universidade Federal do Pará

Doutor em Sociologia Rural pela Humboldt Universität Zu Berlin, Alemanha. Professor Titular de Sociologia na Universidade Federal do Pará – UFPA. Bolsista de produtividade do CNPq nível 1D.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

SANTOS, Raynice Souza dos; SCHMITZ, Heribert.
DESAFIOS DO ENGAJAMENTO SINDICAL: estudo de uma organização de agricultores familiares no Nordeste do Pará
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202216, 29 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 1 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos