DESAFIOS DO ENGAJAMENTO SINDICAL
estudo de uma organização de agricultores familiares no Nordeste do Pará
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202216Palavras-chave:
Engajamento, Sindicalismo, Agricultura familiarResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os desafios do engajamento sindical no município de Concórdia do Pará, partindo do caso específico do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). O engajamento sindical é fundamental para garantir a legitimidade dessas organizações, que têm enfrentado uma série de questões novas para se mostrarem atraentes ao seu público-alvo. Com isso em vista, a pesquisa teve por base uma abordagem qualitativa feita por meio de entrevistas semiestruturadas e de levantamento bibliográfico. Os resultados apontaram que os agricultores filiados ao STTR de Concórdia, em sua maioria, aprovam a atual diretoria do sindicato. Constatou-se, porém, que nem todos se encontram em dia com a contribuição sindical, em razão da retirada de funções assistenciais por parte do governo, o que indica a necessidade de os sindicatos se reinventarem nesse novo cenário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.