OBTENÇÃO DE TERMOS SEMANTICAMENTE SIMILARES DE RELAÇÕES ESPACIAIS EM LINGUAGEM NATURAL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202211Palavras-chave:
Relações Espaciais, Linguagem Natural, Descrições de Localização, Língua Portuguesa BrasileiraResumo
As pessoas utilizam em sua linguagem natural falada ou escrita diferentes descrições de localização para uma mesma região, podendo utilizar mais de um termo de relação espacial. Com o avanço tecnológico, as relações espaciais tornaram-se fonte de estudos multidisciplinares. No entanto, grande parte dos estudos se refere a pesquisas com relações espaciais topológicas, enquanto em linguagem natural, as relações espaciais são muito utilizadas no cotidiano das pessoas e não correspondem somente a termos topológicos. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar o uso de diversos termos de relações espaciais em descrições de localizações do cotidiano das pessoas e encontrar os seus termos semanticamente similares, no contexto de aplicações computacionais para análises espaciais. Além da coleta e do processamento dos dados, a metodologia consiste na elaboração e na aplicação de regras para identificar os termos semanticamente similares de relações espaciais. Os resultados mostram que essas regras serviram como filtragem dos termos e que facilitaram a análise final dos termos encontrados; e também podem ser aplicadas em outros idiomas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.