CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS PRODUTORES FAMILIARES DO NOROESTE DE SÃO PAULO E O ARRENDAMENTO DE TERRAS PARA A CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202210

Palavras-chave:

Produtor Familiar, Jales, Fernandópolis, Usinas Sucroenergéticas

Resumo

A agricultura familiar desenvolvida em pequenas propriedades rurais é de grande importância, pois produz a maior parte dos alimentos que abastecem o mercado interno. Porém, em diferentes regiões, essa atividade está sendo substituída por outros processos produtivos e, nesse contexto, objetivou-se analisar as características socioeconômicas dos pequenos produtores de Jales e Fernandópolis, São Paulo. Foi aplicado um formulário semiestruturado aos proprietários e os resultados demonstram a predominância de produtores idosos do sexo masculino, com baixo nível de escolaridade insatisfatório, com a maior parte possuindo renda mensal na faixa superior a quatro salários-mínimos, vinculada aos que arrendaram terras para as usinas sucroenergéticas. A falta de recursos, envelhecimento da população e baixa produtividade estão induzindo gradualmente ao abandono das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edy Carlos Santos de Lima, Universidade Anhanguera

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Professor da Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo – Fatec/Jales-SP.

Ademir Kleber Morbeck de Oliveira, Universidade Anhanguera

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professor da Universidade Anhanguera-Uniderp.

Rosemary Matias, Universidade Anhanguera

Doutora em Química pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Professora da Universidade Anhanguera-Uniderp.

José Carlos Pina, Universidade Anhanguera

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Pós-doutorando pela Universidade Anhanguera-Uniderp.

Vanderleia Salete Mantovani, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Agronegócio Sustentável pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

LIMA, Edy Carlos Santos de; OLIVEIRA, Ademir Kleber Morbeck de; MATIAS, Rosemary; PINA, José Carlos; MANTOVANI, Vanderleia Salete.
CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS PRODUTORES FAMILIARES DO NOROESTE DE SÃO PAULO E O ARRENDAMENTO DE TERRAS PARA A CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202210, 31 Out 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos