USO E OCUPAÇÃO DAS ÁREAS DE NASCENTES DO ALTO CURSO DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FIGUEIREDO, CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202207Palavras-chave:
Semiárido, Cobertura da terra, DegradaçãoResumo
Esse estudo trata das formas de uso e ocupação das áreas de nascente do alto curso da sub-bacia hidrográfica do Rio Figueiredo, estado do Ceará. Para tanto, o uso e ocupação foi discutido paragrafado nos sistemas ambientais e subsidiado por análise multitemporal (2009-2020) do uso e cobertura da terra através do processamento supervisionado das imagens dos satélites Landsat 5 e 8. Essa pesquisa possui caráter teórico e empírico, na qual realizou-se levantamento bibliográfico, cartográfico, elaboração de mapas temáticos e trabalho de campo. Constatou-se que os sistemas ambientais estão degradados e que os usos do ambiente são responsáveis por isso. Da análise multitemporal, constatou-se o mais preocupante resultado: aumento das áreas descobertas de 65.95 km2 para 115.04 km2 em uma década. Ademais, há necessidade de medidas conservacionistas que convirjam para minimização dos impactos negativos, servindo para a preservação e conservação dos recursos naturais e para a recuperação de áreas degradadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.