USO E OCUPAÇÃO DAS ÁREAS DE NASCENTES DO ALTO CURSO DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FIGUEIREDO, CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202207

Palavras-chave:

Semiárido, Cobertura da terra, Degradação

Resumo

Esse estudo trata das formas de uso e ocupação das áreas de nascente do alto curso da sub-bacia hidrográfica do Rio Figueiredo, estado do Ceará. Para tanto, o uso e ocupação foi discutido paragrafado nos sistemas ambientais e subsidiado por análise multitemporal (2009-2020) do uso e cobertura da terra através do processamento supervisionado das imagens dos satélites Landsat 5 e 8. Essa pesquisa possui caráter teórico e empírico, na qual realizou-se levantamento bibliográfico, cartográfico, elaboração de mapas temáticos e trabalho de campo. Constatou-se que os sistemas ambientais estão degradados e que os usos do ambiente são responsáveis por isso. Da análise multitemporal, constatou-se o mais preocupante resultado: aumento das áreas descobertas de 65.95 km2 para 115.04 km2 em uma década. Ademais, há necessidade de medidas conservacionistas que convirjam para minimização dos impactos negativos, servindo para a preservação e conservação dos recursos naturais e para a recuperação de áreas degradadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diêgo Souza Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Maria Losângela Martins de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC.  Docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Ernane Cortez Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Docente do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

ALBUQUERQUE, Diêgo Souza; SOUSA, Maria Losângela Martins de; LIMA, Ernane Cortez.
USO E OCUPAÇÃO DAS ÁREAS DE NASCENTES DO ALTO CURSO DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FIGUEIREDO, CEARÁ
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202207, 30 Out 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos