DENDÊ É REFLORESTAMENTO?

Percepção de agricultores integrados à agroindústria do dendê na Amazônia Oriental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202316

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Irituia, Agricultura por contrato

Resumo

Como parte da estratégia de atribuir sustentabilidade aos monocultivos de dendê na região Amazônica, o Zoneamento Agroecológico do Dendê (ZAE-Dendê) registra que os plantios são uma opção de reflorestamento para terras desmatadas degradadas. Este artigo investiga a percepção que os agricultores familiares que produzem dendê sob contrato com uma agroindústria têm do cultivo de dendê como reflorestamento. A pesquisa foi realizada no município de Irituia, Nordeste Paraense, com revisão de leis nacionais e de trabalhos científicos e levantamento de dados primários. Trinta entrevistas foram realizadas com agricultores familiares produtores de dendê. Concluímos que a maioria dos agricultores integrados considera o dendê como reflorestamento, pois, no município, os dendezais foram plantados em áreas descampadas e degradadas, conforme as diretrizes do ZAE-Dendê. Eles avaliam que a paisagem, a diversidade faunística e o fornecimento de sombra são melhores com dendezais do que nas condições anteriores. Pesam também em sua percepção as narrativas predominantes no período de divulgação da dendeicultura feitas por interlocutores das empresas e demais adeptos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Izadora do Egyto Tavares, Universidade Federal do Pará

Doutoranda e Mestre em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará – UFPA.

Dalva Maria da Mota, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental; Universidade Federal do Pará

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Pós-doutora pela University of London. Pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental.

Downloads

Publicado

2023-10-27

Como Citar

TAVARES, Paula Izadora do Egyto; MOTA, Dalva Maria da.
DENDÊ É REFLORESTAMENTO? : Percepção de agricultores integrados à agroindústria do dendê na Amazônia Oriental
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202316, 27 Out 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos