O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO: contribuições para a pesquisa qualitativa em ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202132

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Método, Resultados, Análise de Conteúdo, Ensino de Geografia.

Resumo

METHOD OF CONTENT ANALYSIS: contributions to qualitative research in Geography teaching

MÉTODO DE ANÁLISIS DE CONTENIDO: contribuciones a la investigación cualitativa en la enseñanza de la Geografía

RESUMO
Aborda-se nesse artigo a pesquisa qualitativa como método de pesquisa. O objetivo geral é discutir acerca da Análise de Conteúdo como método de análise de resultados de pesquisa voltada para o ensino de Geografia. Por meio de um referencial teórico foi destacada a importância da pesquisa qualitativa com base em Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2002), Matos e Pessôa (2009), Salvi (2009); articula-se a pesquisa qualitativa à pesquisa em ensino de Geografia embasada por Corrêa (2003). Como método deste tipo de pesquisa utiliza-se a Análise de Conteúdo tendo como autores: Bardin (1977; 1994; 2011), Laville e Dionne (1999), Triviños (1987). Diante das dificultadas presentes no meio ambiente educativo, a questão qualitativa se apresenta como sendo uma das chances para se averiguar a situação do ensino geográfico e os agentes envolvidos nesse encadeamento.

Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Método; Resultados; Análise de Conteúdo; Ensino de Geografia.

ABSTRACT
This article discusses qualitative research as a research method. The general objective is to discuss about Content Analysis as a method of analysis of research results focused on the teaching of geography. Through a theoretical framework, the importance of qualitative research based on Alves-Mazzotti and Gewandsznajder (2002), Matos and Pessôa (2009), Salvi (2009); qualitative research is linked to research in geography teaching based on Corrêa (2003). As a method of this type of research the Content Analysis is used having as authors: Bardin (1977; 1994; 2011), Laville and Dionne (1999), Triviños (1987). Given the difficulties present in the educational environment, the qualitative question presents itself as one of the chances to ascertain the situation of geographical teaching and the agents involved in this chain.

Keywords: Qualitative Research; Method; Result; Content Analysis; Geography Teaching.

RESUMEN
Este artículo analiza la investigación cualitativa como método de investigación. El objetivo general es discutir sobre el Análisis de Contenidos como método de análisis de resultados de investigación enfocado a la enseñanza de la geografía. A través de un marco teórico, la importancia de la investigación cualitativa basada en Alves-Mazzotti y Gewandsznajder (2002), Matos y Pessôa (2009), Salvi (2009); la investigación cualitativa está vinculada a la investigación en la enseñanza de la geografía basada en Corrêa (2003). Como método de este tipo de investigación se utiliza el Análisis de Contenido teniendo como autores a: Bardin (1977; 1994; 2011), Laville y Dionne (1999), Triviños (1987). Dadas las dificultades presentes en el entorno educativo, la cuestión cualitativa se presenta como una de las oportunidades para conocer la situación de la enseñanza geográfica y los agentes involucrados en esta cadena.

Palabras clave: Investigación Cualitativa; Método; Resultado; Análisis de Contenido; Enseñanza de la Geografía.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professor Adjunto do Departamento de Geociências, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPEdu), na Universidade Estadual de Londrina. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010), Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Dimensão (2010), Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica - Uniandrade (2012). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e em Multiculturalismo (GEPEM) - CNPQ. Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de geografia; inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais; formação inicial de professores de geografia; educação inclusiva; processos de ensino e de aprendizagem, direitos humanos, termas sociais emergentes para a educação.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-10-14

Como Citar

FONSECA, Ricardo Lopes.
O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO: contribuições para a pesquisa qualitativa em ensino de Geografia
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 7, n. 20, p. e202132, 14 Out 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/17212. Acesso em: 18 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos