AGRICULTURA EM TRANSIÇÃO

deslocamentos identitários nas práticas agrícolas de uma localidade em Florianópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202319

Palavras-chave:

Agricultura urbana, Território, Distrito de Ratones

Resumo

Este artigo tem o objetivo de identificar os processos relacionados às mudanças no modo de vida dos agricultores e pescadores antigos e nos espaços da agricultura de Ratones, um dos bairros de Florianópolis, Santa Catarina, além de identificar e conhecer as implicações dessas mudanças sobre as possibilidades de permanência das práticas de agricultura no local. Para o referencial teórico aplicam-se os conceitos de formação socioespacial, lugar, território e agricultura urbana, além de outros concatenados, os quais têm uso corrente nos campos de estudos das ciências geográficas e das ciências sociais. A metodologia empregada na coleta de dados é de ordem qualitativa, consistindo na realização de entrevistas semiestruturadas e histórias de vida de moradores locais, além de consulta e análise documental. Como resultado obtido tem-se que diferentes processos de desterritorialização e reterritorialização marcaram a dinâmica dos espaços da agricultura em Ratones, sinalizando, por um lado, a resistência de práticas agrícolas antigas e, por outro, o surgimento da agricultura urbana como decorrência das territorialidades observadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Silva Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Bacharel em Ciências Socioambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Douglas Ladik Antunes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Pedro Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo – USP. Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa e Frei Universität Berlin. Mestre em Antropologia Social. Professor do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

ARAÚJO, Alessandra Silva; ANTUNES, Douglas Ladik; MARTINS, Pedro.
AGRICULTURA EM TRANSIÇÃO: deslocamentos identitários nas práticas agrícolas de uma localidade em Florianópolis
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202319, 30 Dez 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/16854. Acesso em: 12 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos