CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: analisando os limites e potencialidades de uma oficina temática sobre cerveja artesanal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202134

Palavras-chave:

Contextualização, Formação de professores, Ensino de Química.

Resumo

CONTEXTUALIZING THE TEACHING OF CHEMISTRY IN THE TEACHER’S INITIAL TRAINING: analyzing the limits and potentials of a thematic workshop on craft beer

CONTEXTUALIZANDO LA ENSEÑANZA DE QUÍMICA EN LA FORMACIÓN INICIAL DEL DOCENTE: analizando los límites y las potencialidades de un escritorio temático referente a la cerveza artesanal

RESUMO
Este estudo baseou-se na elaboração e execução de uma Oficina Temática norteada por meio da temática Cerveja Artesanal, e se propôs a analisar os seus limites e potencialidades para um grupo de alunos de Licenciatura em Química. A pesquisa qualitativa e de campo teve os dados obtidos analisados por meio da Análise de Conteúdo, aliado à triangulação de dados. A partir das discussões, constatou-se que a oficina temática contribuiu para a formação inicial do professor, pois os participantes do estudo destacaram como potencialidades: aprendizados dos conceitos químicos; ampliação dos recursos e estratégias didáticas a serem utilizados em sala de aula; articulação teoria e prática. Contudo, a análise também revelou algumas limitações conceituais dos licenciandos. Esse fato demonstrou que uma intervenção pontual é pouco para o desenvolvimento significativo de um conteúdo tão abrangente como a Química da Cerveja. Apesar disso, a Oficina Temática foi uma possibilidade de explorar a contextualização do referido tema e, quando se agrega à licenciatura, proporciona aos futuros profissionais novas experiências que possibilitam repensar a realidade escolar.

Palavras-chave: Contextualização; Formação de professores; Ensino de Química.

ABSTRACT
This study was based on the creation and execution of a Thematic Workshop having craft beer as a theme. The proposal was to analyze the limits and potentials of the workshop for a group of undergraduate students in Chemistry. The data obtained from the qualitative and field research were analyzed through Content Analysis, combined with data triangulation. From the discussions, it was found that the thematic workshop contributed to the initial training of the teachers, as the study participants highlighted the following potentialities: learning of chemical concepts; expansion of resources and teaching strategies to be used in the classroom; connection between theory and practice. However, the analysis also revealed some conceptual limitations of the undergraduates. This fact demonstrated that a specific intervention is not enough for the significant development of a content as comprehensive as the chemistry of beer. In spite of this, the Thematic Workshop was a possibility to explore the context of such theme and, when added to the teacher training, it provides future professionals with new experiences that make it possible to rethink the school reality.

Keywords: Contextualization; Teacher Training; Chemistry Teaching.

RESUMEN
Este estudio se basó en la elaboración y ejecución de un Escritorio Temático conducido por medio del tema Cerveza Artesanal, el cuál se propuso analizar sus límites y potencialidades para un grupo de alumnos de Licenciatura en Química. La investigación cualitativa y de campo obtuvo los datos examinados por medio del Análisis de Contenido, alineándose a la triangulación de datos. A través de las discusiones, se constató que el Escritorio Temático contribuyó para la formación inicial del docente, puesto que los participantes del estudio destacaron como potencialidades: aprendizajes de los conceptos químicos; ampliación de los recursos y estrategias didácticas para ser utilizados en el aula de clase; articulación teoría y práctica. No obstante el análisis también reveló algunas limitaciones conceptuales de los estudiantes. Este hecho demostró que una intervención puntual es poco para el desenvolvimiento significativo de un contenido tan amplio como la Química de Cerveza. Sin embargo el Escritorio Temático fue una posibilidad de explorar la contextualización del tema tratado, y cuando se añade a la licenciatura, proporciona a los futuros profesionales nuevas experiencias que posibilitan repensar sobre la realidad estudiantil.

Palabras clave: Contextualización; Formación de Profesores; Enseñanza de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hanna Pinheiro Mascarenhas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IFBaiano

Pós-Graduanda (Lato Sensu) em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano. Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

José Gilberto da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor e Pós-Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor Associado do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – CFP/UFRB. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM - Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação (UFRB) e PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química (CFP/UFRB).

Mara A. Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Professora do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – CFP/UFRB. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM - Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação (UFRB) e PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química (CFP/UFRB).

Downloads

Publicado

2021-10-17

Como Citar

MASCARENHAS, Hanna Pinheiro; SILVA, José Gilberto da; SILVA, Mara A. Alves da.
CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: analisando os limites e potencialidades de uma oficina temática sobre cerveja artesanal
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 7, n. 20, p. e202134, 17 Out 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/16287. Acesso em: 18 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos