PRINCESA DO XINGU-PA: educação, sociabilidade e impactos sociais em uma agrovila da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.2019.15721Palavras-chave:
Desenvolvimento Econômico na Amazônia, Educação Amazônica, Meio Rural, Planejamento SocialResumo
PRINCESA DO XINGU-PA: educación, sociabilidad e impactos sociales en una comunidad rural de Amazonia
PRINCESA DO XINGU-PA: education, sociability and social impacts in an Amazon agro-village
RESUMO
Devido à invisibilidade social da Amazônia, suas agrovilas e seus caminhos no interior das matas se tornam invisíveis à sociedade brasileira. A partir de entrevistas e observação direta, em pesquisas de campo na agrovila Princesa do Xingu, localizada em Altamira-PA, realizadas antes e depois da construção da Hidrelétrica Belo Monte, o presente artigo busca analisar as transformações nas práticas de sociabilidade e educação escolar a partir deste empreendimento. A educação e o transporte possuem dificuldades e limitações que desafiam os mais velhos e muitas vezes funcionam como um elemento de expulsão dos mais jovens. Após décadas, a agrovila se tornou um lugar onde os moradores se sentem pertencentes, a despeito dos problemas sociais que enfrentam.
Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico na Amazônia; Educação Amazônica; Meio Rural; Planejamento Social.
ABSTRACT
Due to the social invisibility of the Amazon, their local neighborhood rural villages and their paths in the forests become invisible to the Brazilian society. From interviews and direct observation, through field research in the rural village Princesa do Xingu, located in Altamira-PA, carried before and after the construction of the Belo Monte’s Hydropower plant, this article seeks to analyze the changes in sociability and school education practices from this enterprise. Education and transport have difficulties and limitations that challenge old age people and often work as an element to repel the youngest ones. After decades, the agricultural village became a place where the live-in people feel they belong to, despite the social problems they face.
Keywords: Economic Development in the Amazon; Amazon Education; Rural Environment; Social Planning.
RESUMEN
Puesto que hay una invisibilidad social de la Amazonia, sus comunidades rurales y sus caminos en el interior de la selva se vuelven invisibles para la sociedad brasileña. A partir de entrevistas y de la observación directa en investigaciones de campo en la comunidad agrícola Princesa do Xingu, ubicada en Altamira-PA, llevadas a cabo antes y después de la construcción de la Hidroeléctrica Belo Monte, esto artículo busca analizar los cambios en las prácticas de sociabilidad y educación escolar desde el comienzo de la implantación de esto emprendimiento. La educación y el transporte presentan dificultades y limitaciones que desafían a los adultos mayores y funcionan como un elemento de expulsión de los más jóvenes. Después de décadas, la comunidad agrícola se transformó en un lugar donde sus residentes sienten que pertenecen a esa comunidad, a pesar de los problemas sociales que enfrentan.
Palabras clave: Desarrollo Económico en la Amazonia; Educación Amazónica; Medio Rural; Planificación Social.
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