IMPACTO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

análise do Bosque Estrela Dalva entre 1975 a 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202223

Palavras-chave:

Análise Histórica, Desmatamentos, Área Verde Urbana, Remanescente Florestal

Resumo

Os impactos ambientais em Unidades de Conservação tornam-se comuns em áreas urbanas onde o conflito na relação “Homem – Natureza” é mais presente. No município de Goiânia existem cadastradas 192 Unidades de Conservação, com distribuição distinta entre as regiões, mas sendo destacada a concentração de 25 áreas protegidas na região noroeste, setor periférico da cidade cujos processos de ocupação foram espontâneos ou induzidos por políticas públicas. O presente estudo objetivou, portanto, a análise da pressão e impactos ambientais ao bosque do setor Estrela Dalva entre 1975 a 2016, a partir da análise de fotografias aéreas e imagens de satélite e aplicação da matriz de impactos ambientais na área de estudo. Os resultados demonstraram que a área de estudo apresentou, dentro do recorte espaço-temporal, redução de 85% na área do fragmento florestal nativo. A aplicação da matriz de Leopold mostrou-se como inovadora na identificação e ponderação das tipologias de impactos ambientais de alta magnitude, destacando impactos como efeito de borda e abertura de clareiras no dossel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliziane Silva Martins dos Reis, Universidade Federal de Goiás

Geógrafa pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Karla Maria Silva de Faria, Universidade Federal de Goiás

Geógrafa. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Docente do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG.

Ana Paula de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Bióloga. Doutora em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Docente do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

REIS, Eliziane Silva Martins dos; FARIA, Karla Maria Silva de; OLIVEIRA, Ana Paula de.
IMPACTO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: análise do Bosque Estrela Dalva entre 1975 a 2016
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202223, 31 Dez 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/12712. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos