MAPAS MENTAIS E A REPRESENTAÇÃO GEOCOGNITIVA: novas possibilidades instrumentais e metodológicas para a compreensão dos lugares e das paisagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202109

Palavras-chave:

Mapas Mentais, Geocognição, Lugar, Paisagem, Geografia Humanista Cultural.

Resumo

MENTAL MAPS AND GEOCOGNITIVE REPRESENTATION: new instrumental and methodological possibilities for understanding places and landscapes

MAPAS MENTALES Y REPRESENTACIÓN GEOCOGNITIVA: nuevas posibilidades instrumentales y metodológicas para entender lugares y paisajes

RESUMO
O objetivo do trabalho é apresentar uma reflexão sobre os processos geocognitivos concernentes aos mapas mentais e analisá-los a partir das categorias de análise geográficas lugar e paisagem, com a intenção de compreender o mundo vivido ali expresso. O trabalho está estruturado em três segmentos; e no primeiro deles se discute as categorias em questão, à luz dos paradigmas de interpretação da geografia humanista cultural. Num segundo momento problematiza-se sobre a Teoria do Desenvolvimento Cognitivo e a construção do conceito de geocognição; em seguida analisa-se a relevância dos Mapas Mentais como forma de representação geocognitiva. Por fim, apresenta se as considerações finais. Foram utilizados como procedimentos metodológicos na investigação: pesquisa bibliográfica e documental, com o aporte de recursos iconográficos, seguidas de contextualização e sistematização das informações e reflexão crítica sobre os conceitos e temas trabalhados.

Palavras-chave: Mapas Mentais; Geocognição; Lugar; Paisagem; Geografia Humanista Cultural.

ABSTRACT
The purpose of this paper is to present a reflection on the geocognitive processes in mental maps, and to analyze them from the point of view of geographical categories: Place and Landscape, with the intention of understanding the lived world expressed there. The research is structured in three moments: at first the categories of place and landscape are at issue in the light of cultural humanistic geography; in a second moment an explanation is made on the Theory of Cognitive Development and the construction of the concept of geo-cognition; next, the importance of the Mental Maps as a form of geocognitive representation is analyzed; and, finally, the conclusions are presented. For this purpose, the literature and documentary review and the contribution of iconographic resources were used as methodological tools.

Keywords: Mind Maps; Geocognition; Place; Landscape; Humanist Geography.

RESUMEN
El objetivo de este artículo es presentar una reflexión sobre los procesos geocognitivos relacionados con los mapas mentales y analizarlos desde las categorías de análisis geográficas de lugares y paisajes, con la intención de comprender el mundo vivido allí expresado. El trabajo se estructura en tres segmentos: las categorías en cuestión se discuten primero a la luz de los paradigmas de interpretación de la geografía cultural humanista; en un segundo momento, se hace una explicación sobre la teoría del desarrollo cognitivo y la construcción del concepto de geocognición; luego, analizamos la relevancia de los Mapas Mentales como una forma de representación geocognitiva. Finalmente, se presentan las consideraciones finales. Para ello, utilizamos como procedimientos metodológicos la investigación bibliográfica y documental, con el aporte de recursos iconográficos, seguido de contextualización y sistematización de la información y reflexión crítica sobre los conceptos y temas trabajados.

Palabras clave: Mapas mentales; Geocognición; Lugar; Paisaje; Geografía Cultural Humanista.

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Biografia do Autor

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Têm experiências nas áreas direcionadas a Geografia Cultural, do Turismo e Urbana, tendo pesquisas e participando de grupos de trabalhos vinculados, principalmente, com discussões atreladas a Cidade, Imagem e Patrimônio e as categorias: Paisagem e Lugar, numa investigação sociopolítica espacial na conjuntura dos Patrimônios Históricos Arquitetônicos e Urbanísticos, através do exercício da etnogeografia e iconografia, trabalhando nas ações envolvendo os estudos sobre Percepção e Fenomenologia. Além de atuar na área da Geografia Escolar com metodologias socializadoras, em especial com a discussão sobre a importância e a construção do Estágio Curricular Supervisionado. Professor-pesquisador Efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros. Membro  de grupos de estudos e pesquisa na UFMG e UNIMONTES. Editor-Chefe da Revista Cientifica Ciranda da UNIMONTES - ISSN: 1982-0097. Pareceristas de Revistas Científicas na área da Geografia e também de Ensino. Professor do Colégio Imaculada. Experiência na área de Gestão acadêmica com atividades vinculadas a liderança de pessoal e atividades administrativas vinculadas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Mariana Rodrigues da Costa Neves, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (Bolsista CAPES). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (2015-Bolsista CAPES). Graduação em Turismo pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Iniciação à docência para os cursos de Turismo, Geografia, Ciênciasocioambientais e Educação do Campo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa Terra e Sociedade (UFMG). Integrante da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da Universidade Federal de Minas Gerais (Programa PIFD).

Adília Jardim Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduação em Ciências Socioambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil(2017). Mestre em Geografia pela mesma Instituição.
Cientista Socioambiental do Programa Mapeamento de Povos e Comunidades Tradicionais em Minas Gerais , Brasil

José Antônio Souza de Deus, Universidade Federal de Minas Gerais

Geólogo/UFMG e Dr. em Ciências/UFRJ. Teve como orientadores: Carlos Minc (Mestrado) e Bertha Becker (Doutorado). Realizou pesquisas de campo no Acre/Rondônia (interagindo com indígenas aí). Coordenou pesquisas em regiões de antiga mineração (Quadrilátero Ferrífero, Jequitinhonha, Mucuri, Serra da Mantiqueira). Em 2011, orientou percursos acadêmicos na FaE/UFMG (Formação Intercultural de Educadores Indígenas). De 1978 a 1982, trabalhou na PETROBRÁS; e em 1982, ingressou no IGC/UFMG (Prof. Associado IV). Em 2005/2006, foi vice-diretor da Instituição. Desde 2008 é credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia. É autor/ organizador de livros/ capítulos de livros (UFMG, UFC, UFG, Fino Traço, Criação Editora, Grupo Editorial Letramento, Springer, Sangre Editorial, Imprensa da Universidade de Coimbra...) e artigos em periódicos nacionais "Qualis" CAPES (Sociedade & Natureza, Revista ANPEGE, Rev. Bras. de Cartografia, Ateliê Geográfico, Terra Livre, Caderno de Geografia) e internacionais (AGÁLIA/Galícia-Espanha, Revista Geogr. de América Central/ Costa Rica...). Integra coordenação de projeto de intercâmbio (CAPES/ FAPITEC) que envolve os programas de pós-graduação em Geografia da UFS, UFG e UFMG. Atua nas áreas da Geografia Cultural e Etnopolítica/Socioambientalismo.

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Publicado

2021-04-04

Como Citar

ALVES, Rahyan de Carvalho; DA COSTA NEVES, Mariana Rodrigues; SILVA, Adília Jardim; SOUZA DE DEUS, José Antônio.
MAPAS MENTAIS E A REPRESENTAÇÃO GEOCOGNITIVA: novas possibilidades instrumentais e metodológicas para a compreensão dos lugares e das paisagens
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 7, n. 20, p. e202109, 4 Abr 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/12479. Acesso em: 18 nov 2024.

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Artigos