O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

relatos de experiência

Autores

  • ROSENILDO DOMINGOS CAMPOS BRUSSIO IEMA -São Vicente de Férrer/MA

Resumo

O estudo em foco consiste em um relato de experiência sobre o ensino de Matemática no Ensino Médio do IEMA (Instituto Educacional de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) de São Vicente de Férrer no ano de 2020 mediante o contexto da pandemia ocasionada pela COVID-19. Trata-se de uma pesquisa participativa, na qual propomos uma reflexão sobre as novas experiências e metodologias oriundas da necessidade de ensinar Matemática de forma remota no período da pandemia a partir das vivências com o Ensino Médio. Apresentamos as metodologias e tecnologias utilizadas na pandemia para o ensino de Matemática de forma remota, bem como, os resultados com desafios, possibilidades e impactos dessa metodologia no cenário educacional atual e futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROSENILDO DOMINGOS CAMPOS BRUSSIO, IEMA -São Vicente de Férrer/MA

Possui graduação em Ciências - Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2004). Especialista em Matemática pela Faculdade de Teologia Hokemân. Atualmente é professor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, matemática, etnomatemática, geometria do sagrado, tecnologias e ensino remoto. Membro do LEI (Laboratório de Estudos do Imaginário), onde desenvolve pesquisas sobre a Geometria do Sagrado e suas aplicabilidades no ensino de Matemática.

Referências

BISSONI, Estefania; PICOLO, José Guilherme; SILVA, Rafael Prazeres da. Ensino da matemática por meio de dispositivos móveis: desenvolvimento de um aplicativo para apropriação do conceito de fração. In: International Journal of Active Learning, v. 2, n. 1, p. 22-30, jan./jun. 2017.

BRASIL, Ministério da Saúde. Painel Coronavírus/COVID-19. Disponível em URL: https://covid.saude.gov.br/. Acessado em 10 de junho de 2021.

__________. Ministério da Educação. Portaria do MEC 383 de 17 de março de 2020. Brasília/DF: MEC, 2004.

BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

CARDOSO, Meiri das Graças; LANÇA, Juliana Fernandes; SOUZA, Marilda de. O ensino de matemática em tempos de pandemia: o uso do aplicativo photomath como recurso didático. In: Revista Pesquisa e Ensino, v. 2, p. 1- 20, 2021.

FARIA, R. W.S. C.; ROMANELLO. L. A. & DOMINGUES, N. S. Fases das tecnologias digitais na exploração matemática em sala de aula: das calculadoras gráficas aos celulares inteligentes. In: Revista Amazônia, v.14, p.105-122, 2018.

FÜHR, Regina Cândida. Educação 4.0 nos impactos da Quarta Revolução Industrial. 1ª ed. Curitiba/PR: Appris, 2019.

MATHIEU, E., RITCHIE, H., ORTIZ-OSPINA, E. et al. Um banco de dados global de vacinações COVID-19. Nat Hum Behav, 2021. Disponível em: https://ourworldindata.org/covid-vaccinations. Acesso em 10/06/2021.

MAZUCATO, Thiago Pereira da Silva. Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. 1ª ed. São Paulo. Editoria FUNEPE, 2018.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

RASQUILHA, Luis; VERAS, Marcelo. Educação 4.0 – o mundo, a escola e o aluno na década 2020-2030. Campinas/SP: Unità-Editora, 2020.

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

BRUSSIO, ROSENILDO DOMINGOS CAMPOS.
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: relatos de experiência
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 5, n. 8, p. 100–113, 7 Mar 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos