ENTRE TROCAS E SABERES

simbolismos e rituais nas práticas culturais da Vila das Almas

Autores

  • DACILÉIA LIMA FERREIRA Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - Campus de São Bento
  • GILMAR SANTANA Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O quilombo Saco das Almas é um território quilombola que luta pela posse de suas terras há mais de 40 anos. Desde que recebeu o reconhecimento como território quilombola em 2005, pela Fundação Palmares, tem recebido a visita de diversos pesquisadores que buscam conhecer a história do quilombo. O presente artigo tem por objetivo investigar as relações culturais, ritualísticas e simbólicas que ocorrem em algumas práticas culturais da comunidade da Vila das Almas, no quilombo Saco das Almas, em Brejo/MA. Tratou-se de uma pesquisa dividida em duas etapas: na primeira, realizou-se a pesquisa bibliográfica em que se destacam referenciais teóricos como Ayres (2012), Ferreira (2017), Godelier (2001), Lévi-Strauss (1982), Appadurai (2008) e Giddens (2002), entre outros; a segunda construiu-se a partir de uma série de relatórios de pesquisas de campo realizadas pelo GEPEMADEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura), do qual faço parte, no Quilombo Saco das Almas em Brejo/MA. Discute-se o sagrado, as trocas e transmissões de conhecimento em suas relações com as regras sociais, os tabus e a organização social, bem como, o sentido das coisas (mercadorias e mercantilização) e o valor simbólico das trocas e como estes fatores se relacionam com a construção de possíveis identidades. Apresenta-se estes elementos em discussão com a descrição de algumas práticas culturais desenvolvidas na Vila das Almas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DACILÉIA LIMA FERREIRA, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - Campus de São Bento

Doutoranda em Ciências Sociais, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob orientação do professor Dr. Gilmar Santana. Mestra em Cultura e Sociedade, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pelo Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult). Especialização em Antropologia Brasileira pela Faculdade Única (MG). Graduação no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de São Bernardo. Professora substituta de Metodologia Científica dos Cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, Direito e Tecnologia em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)/Campus de São Bento/MA. Professora Substituta de Sociologia no IFMA (Instituto Federal do Maranhão), Campus de São José de Ribamar. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia, com estudos em Memória, Identidade e Imaginário. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural (GEPPaC) do PGCult (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade), da Universidade Federal do Maranhão e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC), na linha de pesquisa 1: Imaginário Cultura e Meio Ambiente, da UFMA/Campus de São Bernardo.

GILMAR SANTANA , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2006) com período de bolsa sanduíche-CAPES pela Universitat de Barcelona (2005) e Pós-doutorado pela University of Cambridge (2016). Atualmente é Professor Doutor Associado III, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-campus Natal), membro do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRN, membro da equipe de coordenação do LABEPECS (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais) da UFRN, coordenador do projeto de pesquisa PROPESQ: Imagem e ensino de Sociologia; vice-líder no NAVIS (Núcleo de Antropologia Visual) da UFRN e membro do GEPEMADEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura) da UFMA.

Referências

APPADURAI, A. (Org.). A Vida Social das Coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: EdUFF, 2008.

AYRES, Genny Magna de Jesus Mota. Pretos, pardos e agregados em Saco das Almas. Salvador/BA: UFBA, 2002. (Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais).

BACHELARD, Gaston. A Epistemologia. São Paulo: Edições 70, 2006.

___________________. A Psicanálise do Fogo. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2005.

___________. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

BRUSSIO, Josenildo Campos. IMAGENS ARQUÉTIPAS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA ESCOLA: em busca de um encantamento no processo ensino aprendizagem. São Paulo: NEA Edições, 2014.

DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FERREIRA, Daciléia Lima. Memória e identidade da Vila das Almas: um estudo sobre o trabalho da Pastoral Afro-Brasileira no Quilombo Saco das Almas, em Brejo-MA. São Luís: EdUFMA, 2018.

FERREIRA, Daciléia Lima; CARVALHO, Conceição M. Belfort; BRUSSIO, Josenildo C.; SILVA, Vanessa Cristina R. F. Memória e identidade no Quilombo Saco das Almas: luta, resistência e direitos quilombolas. In: Contemporânea (online), v. 10, p. 685-704, 2020. Disponível em: https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/754.

GASPAR, Rafael Bezerra. O Eldorado dos Gaúchos: deslocamento de agricultores do Sul do país e seu estabelecimento no Leste Maranhense. São Luís/MA: UFMA, 2010. (Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais).

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade (P. Dentzien, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GONÇALVES, J. R. S. Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. In: Horizontes Antropológicos. Porto Alegre. Ano 11. Nº 23. Jan – Jun, 2005. 15 – 36. Disponível em http://www.scielo.br.

GODELIER, Maurice. O enigma do dom. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2001.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

IPHAN. Dossiê do Tambor de crioula. Brasília: Instituto Patrimônio Histórico Nacional, [s.d.]. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/dossie15tambor.pdf. Acesso em 22/02//2019.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

LÉVI-STRAUUS, Claude. Estruturas elementares do parentesco. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 1982.

LUCIRIO, Ivonete. Um mistério chamado Atlântida: uma ilha fantástica que desapareceu sob as águas do oceano ou uma das muitas lendas contadas através dos tempos? IN: Revista Superinteressante. 28 de fevereiro de 1991. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/um-misterio-chamado-atlantida/. Acessado em 16 de janeiro de 2020.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

WEBER, Max. Sociologia (Organizado por Gabriel Cohn). São Paulo: Editora Ática, 2003.

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

FERREIRA, DACILÉIA LIMA; SANTANA, GILMAR.
ENTRE TROCAS E SABERES: simbolismos e rituais nas práticas culturais da Vila das Almas
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 5, n. 8, p. 29–57, 7 Mar 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)