A INDISCIPLINA NA UNIDADE ESCOLAR BÁSICA DOM JAIME CÂMARA

Autores

Palavras-chave:

Indisciplina. Ensino. Práticas pedagógicas. Apoio familiar.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender a temática da indisciplina na “Unidade Escolar Básica Dom Jaime Câmara”, em Santa Quitéria do Maranhão, abordando a visão dos professores, mas também o olhar da família e do aluno. O intuito é diagnosticar os desafios em torno da indisciplina escolar, visando discutir motivos e estratégias capazes de minimizar o problema da indisciplina em sala de aula. Para tanto, inicialmente apresentaremos o campo conceitual da temática da indisciplina escolar, evidenciando-a como uma das maiores dificuldades do trabalho pedagógico que, contudo, pode ser contornada com medidas eficazes interligadas ao trabalho docente e ao envolvimento da família. Assim, em sentido teórico visamos compreender os indicadores da indisciplina para analisarmos, na prática, a indisciplina em sala de aula por meio da pesquisa de campo. No processo de pesquisa utilizamos a metodologia qualitativa com entrevistas semiestruturadas com o objetivo de fazer um estudo exploratório a respeito da relação entre o comportamento e o desempenho dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PATRÍCIA NUNES CARVALHO, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Ciências Humanas/Sociologia, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Centro de Ciências de São Bernardo - UFMA.

LAURA ROSA COSTA OLIVEIRA, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Recursos Naturais e Gestão Sustentavel, com enfase em Agroecologia pela Universidade de Córdoba – Espanha, Mestre em Agroecologia pela UEMA, Graduada em Geografia pela UEMA, Professora Adjunta Classe C, do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas, Universidade Federal do Maranhão do Maranhão do Centro de Ciências de São Bernardo. Membro do Grupo de Estudo GEDMA - UFMA.

THIAGO PEREIRA LIMA, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Conceito 6), Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Ciências Sociais, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, UFMA. Especialista em Meio Ambiente e Recursos Aquáticos pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduado em Geografia pela UFMA e em História pela UEMA. É professor Adjunto classe C, da Universidade Federal do Maranhão – Centro de Ciências de São Bernardo, do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia.

RUTH APARECIDA VIANA DA SILVA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância (UCB). Especialista em Docência Universitária (FACER,GO). Especialista em Linguística (UGF). Graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília e em Pedagogia (Centro Universitário Claretiano). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade, no Ensino EBTT e na Pós-Graduação Lato Sensu, na área de Políticas Educacionais, Currículo e Metodologias de Pesquisa.  Coordenadora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Membro do Grupo de Pesquisa EducAção do IF Goiano e do Núcleo Goiano de Estudos Literários.

Referências

ALVES, Cândida Maria Santos Daltro. (In) Disciplina na escola: cenas da complexidade de um cotidiano escolar / Cândida Maria Santos Daltro Alves. - Ilhéus, BA: Editus, 2006.

ANTUNES, C. Novas Maneiras de Ensinar - Novas Formas de Aprender. Rio de Janeiro: Artmed, pg.38, 2002.

AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo, Summus, 1996.

______. Indisciplina: o Contraponto das escolas democráticas. São Paulo, Ed. Moderna, 2003.

______. Do cotidiano escolar: ensaios sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus, 2000.

______. Indisciplina escolar: um itinerário de um tema/problema de pesquisa. Cadernos de Pesquisa v.46 n.161 p.664-692 jul./set. 2016.

D'ANTOLA, Arlete (org.). Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989.

ENGUITA, Mariano F. A Face Oculta da Escola: educação e trabalho no capitalismo. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, pg.158,1989.

ESTRELA, M. T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. 3. ed. Porto: LDA, p. 17,1992.

__________. Valores e normatividade do professor na sala de aula. Revista de Educação, Lisboa: v. 5, n. 1, p.65, jun.1995.

ECHELLI, Simone D. A motivação como prevenção da indisciplina. Educar em Revista, Curitiba, n. 32, p. 199-213, ago./dez. 2008

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda - Novo Dicionário da língua portuguesa. 2. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 595, 1986.

_________. Novo Aurélio XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3ª ed. Totalmente revista e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42.ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, pg.59.60, 2005.

FREITAG, Bárbara. Escola, Estado & Sociedade. 6ª ed. São Paulo: Moraes, p.32,1980.

GARCIA, J. Indisciplina na escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 95, p. 103, jan./abr. 1999.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2001.

PRADO, Danda. O que é família. São Paulo: Brasiliense, 1981.

SANTOS, Claudevone Ferreira dos. NUNES, Marinildes Figueredo. A indisciplina no cotidiano escolar. Candombá – Revista Virtual, v. 2, n. 1, p. 14–23, jan – jun 2006.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, p.17, 1996.

__________. Para onde vai o Professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 10. Ed. São Paulo: Libertad, pg.58, 2003.

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

CARVALHO, PATRÍCIA NUNES; OLIVEIRA, LAURA ROSA COSTA; LIMA, THIAGO PEREIRA; SILVA, RUTH APARECIDA VIANA DA SILVA.
A INDISCIPLINA NA UNIDADE ESCOLAR BÁSICA DOM JAIME CÂMARA
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 5, n. 8, p. 58–76, 7 Mar 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos