O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: as práticas de ensino de gramática vivenciadas no estágio supervisionado interdisciplinar

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Ensino de Português. Gramática.

Resumo

A Linguística Aplicada é uma ciência transdisciplinar, tem como uma de suas ca-racterísticas a liberdade de envolve-se com diversas temáticas, como a investigação do ensino e seus processos de aprendizagens. Este trabalho que tem como objeto de estudo o ensino de Língua Portuguesa e as experiências do estágio supervisionado, insere-se nas discussões da Linguística Aplicada. Nesse contexto, o objetivo da investigação é analisar, a partir da observação de estágio supervisionado, o modo de como o conteúdo de gramática é trabalhado em três salas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de São Bernardo - MA. Os aportes teóricos que pautaram o estudo concentraram-se, principalmente, em Travaglia (2002), tratando sobre o conceito de gramática e suas experiências com o ensino, em Antunes (2003) e (2007) nas reflexões sobre o ensino de língua portuguesa e sobre alguns aspectos da gramática e o seu ensino respectivamente. E, no documento oficial: Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio (PCNEM), no que diz respeito às orientações para o ensino da disciplina, na parte gramática. Por meio das observações constatou-se a identificação de alguns problemas em relação às práticas de ensino adotadas com o trabalho de gramática, dentre eles, um ensino tradicional sem nenhum processo reflexivo sobre a língua. Os resultados revelam que muitas vezes o ensino, ainda, se restringe a formas descontextualizadas e que não levam em consideração as realidades dos alunos não tendo, desta maneira, possibilidade do uso real da língua na sociedade, quer dizer, seu domínio e seu uso em interações comunicativas. A pesquisa que direciona os fatos mencionados é bibliográfica e qualitativa seguindo uma abordagem etnográfica.

Palavras-chave: Estágio supervisionado. Ensino de português. Gramática. 

PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING: grammar teaching practices experienced in the supervised interdisciplinary internship

Abstract

Apllied Linguistics is a transdisciplinary science, which is characterized by the freedom of engaging with varied themes, such as the investigation in to teaching and its learning processes. This paper, which has the Portuguese Language teaching and the experiences in the practicum as its study object, inset sin to the discussions in Ap-plied Linguistics. In this context, this investigation a in sat analyzing, from the observation of practicum, the way the subjects hand le grammatical content in three classrooms of third grade of High School in a state school in the city of São Bernardo (MA). The theoretical frame that guides this study concentrates mainly in Travaglia (2002), who discusses the concept of grammar and its teaching experiences, and also in Antunes (2003, 2007), who reflect son Portuguese Language teaching and some aspects of grammar and its teaching, respectively. The theoretical frame concentrates, moreover, in the official document named Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio (PCNEM), which regards the orientations for the teaching of the subject and specifically of grammatical matter. Through the observations, a few problems related to the teaching practices adopted in the approach of grammar were identified, such as the traditional teaching without any reflexive process on the lan-guage. The results reveal that many times teaching is still restricted to decontextualized forms that don’t take in consideration the students’ realities and the re fore don’t recognize the possibility of real and social use of lan-guage or its domain and use in communicative interactions. This research, which guides the mentioned facts, is bibliographic and qualitative and follows an ethno graphic approach.

Keywords: Practicum portuguese. Language Teaching. Grammar.

ENSEÑANZA DE LENGUA PORTUGUESA: prácticas de enseñanza de gramática expe-rimentadas en la pasantía interdisciplinaria supervisadaAbstract

Resumen

La lingüística aplicada es una ciencia transdisciplinaria, su libertad para participar en diversos temas, como la investigación docente y sus procesos de aprendizaje. Este trabajo, que tiene como objeto de estudio la enseñan-za del idioma portugués y las experiencias de pasantías supervisadas, forma parte de las discusiones de Lingüís-tica Aplicada. En este contexto, el objetivo de la investigación es analizar, a partir de la observación de pasantí-as supervisadas, cómo se trabaja el contenido de gramática en tres aulas del tercer año de la escuela secundaria de una escuela estatal en. Las contribuciones teóricas que guiaron el estudio se centraron principalmente en Travaglia (2002), que trata sobre el concepto de gramática y sus experiencias con la enseñanza, en Antunes (2003) y (2007) sobre las reflexiones sobre la enseñanza de idiomas. Lengua portuguesa y algunos aspectos de la gramática y su enseñanza, respectivamente. Y en el documento oficial: National Curriculum Parameters High School (PCNEM), sobre las pautas para la enseñanza de la asignatura, en la parte de gramática. A través de las observaciones se verificó la identificación de algunos problemas en relación con las prácticas docentes adopta-das con el trabajo de gramática, entre ellas, una enseñanza tradicional sin ningún proceso reflexivo sobre el lenguaje. Los resultados muestran que, a menudo, la enseñanza todavía está restringida a formas descontextu-alizadas y que no tienen en cuenta las realidades de los estudiantes, por lo que no tienen la posibilidad del uso real del lenguaje en la sociedad, es decir, su dominio y uso en interacciones comunicativas. La investigación que dirige los hechos mencionados es bibliográfica y cualitativa siguiendo un enfoque etnográfico.

Palabras-clave: Pasantía supervisada. Enseñanza portuguesa. Gramática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Francisca da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possuo graduação em LETRAS pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) (2003), Pós-Graduada em Literatura - Língua Portuguesa e Gestão do Trabalho Pedagógico pela UNINTER. Atuei como Analista Educacional da Secretaria de Educação Cultura e Desportos do Governo do Estado de Roraima e Prof.ª do Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas Espanhol, Língua Portuguesa e Iniciação Científica. Ministrei disciplinas nos cursos de Letras e Literaturas Hispânicas do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR), nos programas de formação de professores PARFOR e EAD, em regime de seletivo.Atualmente, professora titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com Mestrado (2012) e Doutora em Letras Neolatinas Espanhol da UFRJ, com foco nos Estudos Linguísticos.Trabalho no Campus UFMA - São Bernardo, no Curso de Linguagens e Códigos.Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores, Práticas de Linguagem e Memórias do Ensino de Espanhol no Maranhão (GEPFPMAR).

Tais Silva Carvalho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada no Curso de Linguagens e Códigos, integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores, Práticas de Linguagem e Memórias do Ensino de Espanhol no Maranhão - GEPFPMAR

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Edi-torial, 2003.

_______. Muito além da gramática:por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BRASIL.Congresso Nacional. Lei Nº 9. 394, 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 jun. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+Ensino médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Cur-riculares Nacionais: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

CARVALHO, A. M. P.O estágio nos cursos de licenciaturas. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. Leitura e produção. Cascavel: Asso-este, 1984.

________. O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.

________. Da redação à produção de textos. In: ________.; CITELLI, Beatriz (Orgs.). Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 1997.

________. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

NEVES, Maria Helena de M. Gramática na escola. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 1994.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 8.ed.São Paulo: Cortez, 2002.

UFMA. Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos. Normas do Estágio Curricular, 2009.

Downloads

Publicado

2019-08-10

Como Citar

SILVA, Maria Francisca da; CARVALHO, Tais Silva.
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: as práticas de ensino de gramática vivenciadas no estágio supervisionado interdisciplinar
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 2, n. 2, p. 61–79, 10 Ago 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 29 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)