A CARPOTECA DO HERBÁRIO DO MARANHÃO (MAR) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Autores

Palavras-chave:

Frutos, Coleções Biológicas, Restinga

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar informações técnico-científicas da carpoteca do herbário MAR, que vem sendo ampliado com amostras de frutos da flora do Maranhão, principalmente de áreas de Restinga. Constam no acervo cerca de 60 frutos, correspondendo a 60 espécies e 28 famílias. A família Fabaceae é a mais representativa, com 11 espécies, seguida de  Euphorbiaceae, com 4 e Myrtaceae, com 6 espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila dos Santos Pires

Pesquisadora autônoma.

Eduardo Bezerra de Almeida Jr., Universidade Federal do Maranhão

Centro de Ciencias Biologicas e da Saude, Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão.

Referências

MAGALHÃES, C. K. Coleções de Invertebrados do Brasil. Diretrizes e Estratégias para a Modernização de Coleções Biológicas Brasileiras e a Consolidação de Sistemas Integrados de Informação sobre Biodiversidade. 2005. Disponível em https://repositorio.mctic.gov.br/handle/ mctic/4762.

OLIVEIRA, Y. R; SILVA, P. H.; ABREU, M. C. Formação de uma carpoteca no Município de Picos, Piauí, Semiárido Brasileiro. Biota Amazônia, v. 6, n. 3, p. 26-30, 2016.

PEIXOTO, A.L.; MAIA, L.C. Manual de Procedimentos para herbários. INCT-Herbário virtual para a Flora e os Fungos. Editora Universitária UFPE, 2013.

PIRES, S. C.; NASCIMENTO, A. D.; ALMEIDA Jr, E. B. Dispersão de frutos e sementes do componente lenhoso nas dunas da praia de São Marcos, São Luís, Maranhão, nordeste do Brasil. Biota Amazônia, v. 11, n. 1, p. 68-74, 2021.

SCHAFFER, C. C; LIBANO, A. M. Tipologia de frutos e síndromes de dispersão de um fragmento de Cerrado sensu stricto da APA do Gama e Cabeça de Veado e montagem de Coleção Didática de frutos - Carpoteca. Universitas: Ciências da Saúde, v. 9, n. 1, p. 29-46, 2011.

SILVA, B. J., REGO, L. H., MOIMAZ, M. A. M., GOMES, N. L., DA LUZ, A. P., DE SOUZA, A. F; BARROS, A. P. Formação de uma carpoteca com espécies do cerrado. Anais do SEMEX. v. 2. 2009.

VERÇOSA, D; BONIN, E. I. R; MORAIS, G. A. Xiloteca e Carpoteca. Anais do SEMEX, v. 1, n. 1, 2008.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Pires, C. dos S., & Almeida Jr., E. B. de. (2023). A CARPOTECA DO HERBÁRIO DO MARANHÃO (MAR) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 15(1), 01–06. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ccaatropica/article/view/23004

Edição

Seção

Botânica