Morfoanatomia da folha de Adenocalymma pedunculatum (Vell.) L. G. Lohmann (Bignoniaceae)

Autores

  • André Luiz Silva Universidade Federal Fluminense - UFF

Resumo

Adenocalymma pedunculatum (Vell.) L. G. Lohmann (Bignoniaceae) é uma espécie de ampla distribuição em florestas e vegetação de cerrado no Brasil, apresenta habitus subarbustivo, ou liana quando próxima a outras plantas. Este trabalho teve como objetivo realizar uma descrição morfoanatômica de suas folhas. A espécie apresenta ramos cilíndricos e lenhosos, folhas bipinadas, opostas e imparipinadas, com três folíolos. Anatomicamente a lâmina foliolar apresenta epiderme uniestratificada revestida por uma cutícula espessa, mesofilo dorsiventral, com parênquima paliçádico e lacunoso pluriestratificado, com feixes vasculares dispersos no mesofilo, a nervura mediana possui parênquima cortical em ambas as faces, o cilindro vascular é circundado completamente por um largo cordão de fibras de colênquima, floema e xilema, ocorrendo em sua totalidade.  O folíolo é hipoestomática com estômatos anomocíticos, com ocorrência de tricomas peltados em forma de disco em ambas as faces. Suas características morfo-anatômicas são comuns às outras espécies de Bignoniaceae.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Silva, Universidade Federal Fluminense - UFF

Formado em Ciências Biológicas pela UFRJ, Mestre e Doutor em Botânica pelo Museu Nacional/UFRJ. Experiência em biologia reprodutiva vegetal, botânica estrutural, etnobotânica e sistemática vegetal.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Silva, A. L. (2020). Morfoanatomia da folha de Adenocalymma pedunculatum (Vell.) L. G. Lohmann (Bignoniaceae). Revista Trópica: Ciências Agrárias E Biológicas, 12(1). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ccaatropica/article/view/13467

Edição

Seção

Botânica