SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO E GESTÃO DE DADOS DOS ACERVOS BOTÂNICOS: UM RELATO SOBRE O HERBÁRIO MAR

Autores

Palavras-chave:

Biodiversidade, Acervo biológico, Sistemas Integrados

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever as melhorias alcançadas a partir do uso das plataformas “Specieslink” e “Flora e Funga do Brasil” para o Herbário do Maranhão (MAR). Atualmente o número total de registros no Herbário MAR é de 13.335, indicando um acréscimo de cerca de 12% quanto a inclusão de dados e documentação de espécimes. Esse aumento é relevante pois as identificações taxonômicas realizadas em herbários servem de base para aprimoramento das ciências básica e aplicada. Os resultados obtidos revelaram a existência de erros e falhas nos registros do Herbário MAR. Essas falhas podem comprometer a precisão e confiabilidade dos dados, podendo prejudicar a utilização dos registros do herbário como fonte de informações científicas. A correção e atualização dos dados são fundamentais para garantir a qualidade das informações contidas no acervo do Herbário MAR. Ao corrigir os registros e manter o sistema atualizado, é possível melhorar a precisão taxonômica e facilitar o acesso a dados confiáveis sobre a flora da região. Para isso é necessário o investimento em recursos humanos especializados, uma vez que, esses podem colaborar de forma concreta e eficiente com o manuseio desses sistemas de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Bezerra de Almeida Jr., Universidade Federal do Maranhão

Centro de Ciências Biológicas e da Saude, Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão.

Referências

ALBUQUERQUE, U. P. et al. Medicinal plants of the caatinga (semi-arid) vegetation of NE Brazil: A quantitative approach. Journal of Ethnopharmacology, v.114, p.325-354, 2007.

ALMEIDA JR., E.B. Herbário do Maranhão, Maranhão (MAR). Unisanta Bioscience, v. 4, n. 6, p. 129-132, Edi. Especial, 2015.

BATISTELLA, M. et al. Macrozoneamento ecológico-econômico: potencialidades e fragilidades do estado do Maranhão. In: Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, 2014, Aracaju. Anais… Aracaju: UFS, 2014. p. 449-453.

COSTA, L. B. S. et al. O Herbário do Maranhão (MAR) que esperamos para o futuro: perspectivas e metas para garantir o registro da flora do Maranhão. Revista Trópica: ciências agrárias e biológicas, v. 11, n. 1, p. 46-55, 2019.

HUNG, C. P. Elaboração de um banco de dados georreferenciados do acervo do Herbário DDMS para a gestão da biodiversidade/ Chun Pu Hung. – Dourados, MS: UFGD, 2014. 36p.

HURB-Herbário do Recôncavo da Bahia, 2014. Disponível em:<http://ufrb.edu.br/herbario/ regulamento-do-herbario>. Acesso em: 29/06/2023.

INDEX HERBARIORUM: Um diretório global de herbários públicos e equipe associada. Herbário Virtual do Jardim Botânico de Nova York. Disponível em: <http://sweetgum.nybg.org/ science/ih/>. Acesso em: 29/06/2023.

KURY, A.B. et al. Diretrizes e estratégias para a modernização de coleções biológicas brasileiras e a consolidação de sistemas integrados de informação sobre biodiversidade. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006 (314 p).

LUGHADHA, E. N. et al. Counting counts: revised estimates of numbers of accepted species of flowering plants, seed plants, vascular plants and land plants with a review of other recent estimates. Phytotaxa, v. 272, p. 82-88, 2016.

MARTINS-DA-SILVA, R. C. V. Coleta e identificação de espécimes botânicos. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2002.

PEIXOTO, A.L. et al. Diretrizes e estratégias para a modernização de coleções biológicas brasileiras e a consolidação de sistemas integrados de informação sobre a biodiversidade. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006.

PEIXOTO, A.L.; MORIM, M.P. Coleções botânicas: documentação da biodiversidade brasileira. Ciência e Cultura, v. 55, n. 3, p. 21-24, 2003.

ULLOA, U. C. et al. An integrated assessment of the vascular plant species of the Americas. Science, v. 358, p. 1614-1617, 2017.

VIEIRA, A.O.S.; ALMEIDA JR., E.B. Os cinco anos do Herbário do Maranhão (MAR) da Universidade Federal do Maranhão. Revista Trópica: Ciências Agrárias e Biológicas, v. 11, n. 1, p. 01-08, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Candido, D. S., Souza, H. L. de, Jesus, A. C. A. A., Diniz, M. R., & Almeida Jr., E. B. de. (2023). SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO E GESTÃO DE DADOS DOS ACERVOS BOTÂNICOS: UM RELATO SOBRE O HERBÁRIO MAR. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 15(1), 48–54. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ccaatropica/article/view/23002

Edição

Seção

Botânica