Quebrando as correntes: a produção do conhecimento em face a outras outras epistemologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n27.2021.6

Palavras-chave:

Ciência, epistemologia, paradigma.

Resumo

 O artigo apresenta uma discussão sobre a construção da ciência a partir de uma reflexão sobre as denominadas “novas epistemologias” com ênfase na impossibilidade em pensar de modo linear os “avanços científicos”.  Reflete-se criticamente sobre as   noções de “paradigmas”, “neutralidade” e “universalidade”. A epistemologia é pensada como fora dos rígidos preceitos metodológicos. A discussão inclui referências à produção dos jornalistas.

 

Breaking the chains: the production of knowledge in the face of other espistemologies

Abstract

The article presents a discussion about the construction of science starting from a reflection about new epstemology with emphasis in the impossibility of linear thinking the scientific advances. It introduces a critical reflection about the notion of paradigms, neutrality and universality. The epistemology is thought outside the rigid methodological precepts. The discussion includes references to the journalists productions.

Keywords: Science; epstemology; paradigms.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Carvalho Martins, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduação em Ciências Sociais (UFMA), Mestrado em Políticas Públicas (UFMA). Doutorado em Antropologia (UFF)

Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Politica da Amazônia (PPGCSPA) - da Universidade Estadual do Maranhão.

Pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia; Conselheira da SBPC

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

MARTINS, Cynthia Carvalho.
Quebrando as correntes: a produção do conhecimento em face a outras outras epistemologias
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 27, p. 121–138, 25 Jun 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/16404. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos