Quebrando as correntes: a produção do conhecimento em face a outras outras epistemologias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n27.2021.6

Palabras clave:

Ciência, epistemologia, paradigma.

Resumen

 O artigo apresenta uma discussão sobre a construção da ciência a partir de uma reflexão sobre as denominadas “novas epistemologias” com ênfase na impossibilidade em pensar de modo linear os “avanços científicos”.  Reflete-se criticamente sobre as   noções de “paradigmas”, “neutralidade” e “universalidade”. A epistemologia é pensada como fora dos rígidos preceitos metodológicos. A discussão inclui referências à produção dos jornalistas.

 

Breaking the chains: the production of knowledge in the face of other espistemologies

Abstract

The article presents a discussion about the construction of science starting from a reflection about new epstemology with emphasis in the impossibility of linear thinking the scientific advances. It introduces a critical reflection about the notion of paradigms, neutrality and universality. The epistemology is thought outside the rigid methodological precepts. The discussion includes references to the journalists productions.

Keywords: Science; epstemology; paradigms.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cynthia Carvalho Martins, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduação em Ciências Sociais (UFMA), Mestrado em Políticas Públicas (UFMA). Doutorado em Antropologia (UFF)

Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Politica da Amazônia (PPGCSPA) - da Universidade Estadual do Maranhão.

Pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia; Conselheira da SBPC

Publicado

2021-06-25

Cómo citar

MARTINS, Cynthia Carvalho.
Quebrando as correntes: a produção do conhecimento em face a outras outras epistemologias
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 27, p. 121–138, 25 jun. 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/16404. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos