Quebrando as correntes: a produção do conhecimento em face a outras outras epistemologias

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n27.2021.6

Keywords:

Ciência, epistemologia, paradigma.

Abstract

 O artigo apresenta uma discussão sobre a construção da ciência a partir de uma reflexão sobre as denominadas “novas epistemologias” com ênfase na impossibilidade em pensar de modo linear os “avanços científicos”.  Reflete-se criticamente sobre as   noções de “paradigmas”, “neutralidade” e “universalidade”. A epistemologia é pensada como fora dos rígidos preceitos metodológicos. A discussão inclui referências à produção dos jornalistas.

 

Breaking the chains: the production of knowledge in the face of other espistemologies

Abstract

The article presents a discussion about the construction of science starting from a reflection about new epstemology with emphasis in the impossibility of linear thinking the scientific advances. It introduces a critical reflection about the notion of paradigms, neutrality and universality. The epistemology is thought outside the rigid methodological precepts. The discussion includes references to the journalists productions.

Keywords: Science; epstemology; paradigms.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cynthia Carvalho Martins, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduação em Ciências Sociais (UFMA), Mestrado em Políticas Públicas (UFMA). Doutorado em Antropologia (UFF)

Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Politica da Amazônia (PPGCSPA) - da Universidade Estadual do Maranhão.

Pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia; Conselheira da SBPC

Published

2021-06-25

How to Cite

MARTINS, Cynthia Carvalho.
Quebrando as correntes: a produção do conhecimento em face a outras outras epistemologias
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 27, p. 121–138, 25 Jun. 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/16404. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos