Branded content e o ofuscamento do caráter mercadológico na publicidade de medicamentos

estudo de caso do analgésico Novalgina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.2

Palavras-chave:

publicidade, branded content, medicamento, ética publicitária.

Resumo

Este trabalho objetiva refletir de forma crítica sobre o uso do branded content por marcas de medicamentos, a partir do delineamento de algumas características desta abordagem comunicacional (COVALESKI, 2015; MARTÍ-PARREÑO; RUIZ-MAFÉ; SCRIBNER, 2015) e do estudo de caso do analgésico e antitérmico Novalgina, considerando, principalmente, ações de branded content realizadas em 2020 como parte da campanha “O colo cura”, voltada ao incentivo da prática do cuidado. Ao hibridizar a narrativa com entretenimento e usar forte apelo emocional, estas ações acionam mecanismos de persuasão oculta (VÁSQUEZ, 2008), configurando uma publicidade não ostensiva (BRAGAGLIA; FERREIRA, 2017), o que favorece o não cumprimento de itens regulatórios.

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Biografia do Autor

Daniele de Castro Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante dos Grupos de Pesquisa Retórica do Consumo (ReC/UFF/CNPq) e Ética na Sociedade de Consumo (ESC/UFF/CNPq). E-mail: danieledecastroalves@gmail.com

Fernanda Ferreira de Abreu, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Antropologia Social (UFRJ). Mestre em Ciência da Arte (UFF). Graduada em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda (UFF). Integrante do Grupo de Pesquisa Ética na Sociedade de Consumo (ESC/UFF/CNPq). E-mail: fabreu@id.uff.br

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Alves, D. de C., & Abreu, F. F. de. (2022). Branded content e o ofuscamento do caráter mercadológico na publicidade de medicamentos : estudo de caso do analgésico Novalgina. Cambiassu: Estudos Em Comunicação, 17(29), 26–46. https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.2

Edição

Seção

Artigos