TROPICALISMO E CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n2.p.97-105

Palavras-chave:

Tropicalismo. Identidade Nacional. Cultura. Sociedade. Cinema

Resumo

Este escrito busca trabalhar com a identificação nacional na época do movimento tropicalista. Paratal, utiliza-se duas obras de cinema no intuito de melhor ilustrar os mecanismos discursivos críticos usados pelostropicalistas. Estas obras cinematográficas são “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, e “ByeBye Brasil” de Carlos (Cacá) Diegues, de 1979. As obras se utilizam claramente de uma estética tropicalista paraabordarem a nação brasileira e uma busca de identidade nacional. A utilização de obras de arte cinematográficas,ambas com caráter tão nitidamente brasileiro, pode revelar-nos alguns importantes aspectos identitários própriosda sociedade nacional.

Palavras-chave: Tropicalismo. Identidade Nacional. Cultura. Sociedade. Cinema.

 

TROPICALISM AND CINEMA IN THE CONSTRUCTION OF A NATIONAL CULTURALIDENTITY

Abstract: This paper aims to work with national identification during the times of tropicalist movement. To do sowe use two artworks from cinema trying to better illustrate the critical discursive mechanisms used by the tropicalists.These two cinematographic works are “Macunaíma”, by Joaquim Pedro de Andrade, from 1969, and “Bye ByeBrasil”, by Carlos (Cacá) Diegues, from 1979. The works clearly make use of the tropicalist aesthetics to understandthe Brazilian nation and to search for an nation identity. The utilization of cinematographic artworks, clearly brazilians,can reveal us some aspects important identity of the national society.

Keywords: Tropicalism. National identity. Culture. Society. Cinema.

 

TROPICALISMO Y CINEMA EN LA CONSTRUCIÓN DE UNA IDENTIDAD CULTURALNACIONAL

Resumen: Este escrito intenta trabajar con la identificación nacional en la época del movimiento tropicalista. Paratal, utilizase de dos obras del cine brasileño para mejor ilustrar los mecanismos discursivos críticos usados porlos tropicalistas. Estas obras cinematográficas son “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, y “ByeBye Brasil” de Carlos (Cacá) Diegues, de 1979. Las obras se utilizan claramente de una estética tropicalista paraabordaren la nación brasileña y una busca de identidad nacional. La utilización de obras de arte cinematográficas,con motivos tan claramente brasileños, poden revelarnos algunos importantes aspectos propios de la identidad yde la sociedad nacional.

Palabras clave: Tropicalismo. Identidad Nacional. Cultura. Sociedad. Cine

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Humanidades (área de Antropologia da Arte), mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Leiden Universiteit (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

Rodrigues, W. (2014). TROPICALISMO E CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL. Cadernos De Pesquisa, 21(2), 97–105. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n2.p.97-105

Edição

Seção

Artigos