Mediação de leitura:

a importância da reflexão sobre a prática

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n1.2024.8

Mots-clés :

leitura, mediação de leitura, mediador

Résumé

Este estudo aborda a relevância da reflexão sobre a prática de mediação de leitura como uma forma de aprimoramento dessa ação. Tendo por base os pressupostos teóricos de Larrosa-Bondía (2002), Bajour (2012), Petit (2013) e Reyes (2014), e com o objetivo de compreender o que é a mediação sob o ponto de vista do(a) mediador(a), qual o sentido atribui à mediação e como a sua reflexão sobre a prática se relaciona com o seu desempenho durante a mediação de leitura, nos ancoramos nos saberes experienciais e teóricos de três mediadoras elucidados por entrevista e pela observação de quatro práticas de mediação de leitura com dois grupos de crianças (4-6). Tais observações contemplaram observar outro mediador e se observar enquanto um mediador elencando os elementos que favoreceram e os que poderiam ser melhorados na mediação. Assim, concluímos que a mediação de leitura é uma ação relacional que sempre se renova e se desenvolve de acordo com o vínculo entre as pessoas nela envolvidas, indo muito além do encontro pontual entre mediador, livro e mediados. Desse modo, constatamos que a reflexão apoia e dá recursos para o mediador melhor desempenhar o seu papel na medida em que envolve o pensar acerca da ação envolvendo todas as condições sociais que ela ocorre.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gabrielly Sierra Batista, Universidade de Lisboa

Mestre em Educação e Formação com especialização em Desenvolvimento Social e Cultural pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL). Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Pós-graduanda em Literatura Infantil e Juvenil: da Composição à Educação Literária pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Références

ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine. La littérature comme espace d’apprentissage de l’altérité et du divers. Revista Synergies Brésil, São Paulo, n° spécial 2, p. 145-155, 2010. Disponível em: http://gerflint.fr/Base/Bresil_special2/abdallah_prectceille.pdf. Acesso em: 9 fev. 2024.

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

AGEE, Jon. O muro no meio do livro. Lisboa: Nuvem de Letras, 2020.

ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel (org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. p. 171-189.

ANAYA, Juan Mata. Mediação, leitura e literatura. Revista da Fundarte, v. 42, n. 42, p. 01–21, 2020.

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2015.

BATISTA, Gabrielly Sierra. Educação intercultural em uma biblioteca municipal: caminhos através da mediação de leitura do livro ilustrado. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação - Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/56894. Acesso em: 29 abr. 2024.

CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura e outros ensaios. Coimbra: Angelus Novus Editora, 2004.

CARNEIRO, Ana Paula. Hora da leitura: mediação e formação de leitores literários. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/19399. Acesso em: 9 fev. 2024.

DEWEY, John. Como Pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1972.

LARROSA-BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p. 20-28, 2002.

MCGEE, L. M.; SCHICKEDANZ, J. A. Repeated interactive read-alouds in preschool and kindergarten. Newark: The Reading Teacher, v. 60. n. 8, p. 742–751, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1598/RT.60.8.4. Acesso em: 9 fev. 2024.

MCNIFF, J.; WHITEHEAD, J. All you need to know about action research. Thousand Oaks: Sage, 2006.

MELO NETO, José Francisco. Educação popular e “experiência”. Contexto e Educação, n. 85, p. 31-50, 2011.

NECKY, Barbara Jane. Texto e Imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. 2007. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10052. Acesso em: 12 fev. 2024.

PETIT, Michele. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.

PETIT, Michele. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. In: FRADE, Izabel; VAL, Maria do Carmo; BREGUNCI, Marilena (org.). Glossário CEALE - termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/mediadores-de-leitura. Acesso em: 9 fev. 2024.

SIERRA BATISTA, Gabrielly. a mediação de leitura do livro ilustrado como processo de educação intercultural na primeira infância . Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 55, n. 55, 2023. DOI: 10.19179/rdf.v55i55.1210. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1210. Acesso em: 29 abr. 2024.

SILVA, Kenia Adriana de Aquino. O nascimento do pequeno leitor: mediação, estratégias e leitura na primeiríssima infância. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/181338. Acesso em: 12 fev. 2024.

SOLÉ, Isabel. Estrategias de lectura. 15. ed. Barcelona: Graó, 2004.

VERE, Ed. Como ser um leão. Lisboa: Fábula, 2021.

WHITEHURST, Grover. Dialogic reading: an effective way to read aloud with young children. 2002. Arlington: Reading Rockets. Disponível em: https://www.readingrockets.org/article/dialogic-reading-effective-way-read-aloud-young-children. Acesso em: 9 fev. 2024.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-21

Comment citer

BATISTA, Gabrielly Sierra.
Mediação de leitura:: a importância da reflexão sobre a prática
. Revista Bibliomar, p. 1–15, 21 juin 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/23378. Acesso em: 30 juin 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos