BIBLIOTECONOMIA SOCIAL E DECOLONIZAÇÃO DO SABER

formação e desenvolvimento de acervos de bibliotecas como prática de mediação de informação afro-brasileira e africana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n2.2023.9

Palavras-chave:

Biblioteconomia Social, decolonialidade, mediação de informação, desenvolvimento de coleções, formação de acervos

Resumo

Aborda a formação de acervos decoloniais em bibliotecas públicas, comunitárias/populares e escolares como prática de mediação de informação, tendo em vista a importância de acervos que representem os aspectos culturais e identitários da
população brasileira. Tem como objetivo discutir a formação e o desenvolvimento de acervos, aproximando o pensamento da Biblioteconomia Social da perspectiva dos Estudos Decoloniais, e apresentando o contexto brasileiro acerca de acervos com temática afro-brasileira e africana em bibliotecas. Metodologicamente, trata-se de uma
revisão de literatura com levantamento bibliográfico realizado na Brapci e no Google Acadêmico, em 2023, tendo recuperado 32 artigos e selecionado 16, que apresentam diagnósticos de acervos de bibliotecas na temática afro-brasileira e africana e/ou que
versam sobre a formação e o desenvolvimento de coleções nessa temática. Como resultados, percebe que há poucos estudos que avaliam acervos de bibliotecas em relação a conteúdos e autores(as) afro-brasileiros e africanos, assim como traz
indícios de ausência de conteúdos decoloniais nos acervos desse tipo de biblioteca; também apresenta aspectos referentes à elaboração de políticas de desenvolvimento de acervos decoloniais, em especial, em relação ao estudo de comunidade e à
seleção de documentos. Por fim, considera que uma política de desenvolvimento de coleções é de extrema relevância para que se conheça a realidade local e se planeje um acervo que apoie a população, contribuindo para a libertação da dominação pela
via do saber. 

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Biografia do Autor

Patrícia S. P. Mallmann, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Professora do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ. 

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

MALLMANN, Patrícia S. P.
BIBLIOTECONOMIA SOCIAL E DECOLONIZAÇÃO DO SABER: formação e desenvolvimento de acervos de bibliotecas como prática de mediação de informação afro-brasileira e africana
. Revista Bibliomar, v. 22, n. 2, p. 13–38, 21 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

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