O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em Foucault

Autores

Palavras-chave:

Corpo, Educação Matemática, Memorização, Relações de poder

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar, a partir de uma perspectiva foucaultiana, o uso do corpo nas práticas escolares propostas pela Educação Matemática, especificamente nas práticas de memorização. O material de análise da pesquisa são exemplares da Revista Nova Escola publicados entre 1986 e 2015, que compreende um recorte de uma Tese de Doutorado. A partir da análise do discurso foucaultiana, destacamos algumas enunciações que nos permitiram refletir sobre os seguintes questionamentos: Como o corpo dos estudantes foram/são sutilmente capturados pelas práticas de memorização? Como as relações de poder engendradas pela disciplina e, posterirormente, pelo controle atuam sobre os corpos nas aulas de matemática?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Julio Groppa. Docência, poder e liberdade: dos processos de governamentalização à potência de existir nas escolas. 210 p. Tese (Livre-Docência). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2009.

AQUINO, Julio Groppa. Pedagogização do pedagógico: sobre o jogo do expert no governamento docente. Educação, v. 36, n. 2, 2013.

DELEUZE, Gilles. Conversações (1972-1990). Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.

DUARTE, Claudia Glavam. A “realidade” nas tramas discursivas da educação matemática escolar. 2009. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Michel Foucault; tradução de Luiz Felipe Baeta Neves, -7ed. - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Tradução de Eduardo Jardim e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Nau, 2013.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2011a.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011b.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Autêntica, 2017.

MENDES, Cláudio Lúcio. O corpo em Foucault: superfície de disciplinamento e governo. Revista de Ciências Humanas, n. 39, p. 167-181, 2006.

MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

PONGRATZ, Ludwig A. Liberdade e disciplina: Transformações na punição pedagógica. In: PETERS, Michel A. (orgs). Por que Foucault?: novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008.

TASCHETTO, Leonidas Roberto; DUARTE, Claudia Glavam. Convocações do corpo infantil no ensino-aprendizagem da Matemática durante a Escola Nova. Revista Contrapontos, v. 14, n. 1, p. 143-154, 2014.

VALEIRÃO, Kelin. CORPO+ DISCIPLINA= ESCOLA?. Pensamento Biocêntrico. n. 17, Janeiro/junho de 2012.

VEIGA-NETO, Alfredo. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da Modernidade. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.) A escola tem futuro? Rio de Janeiro: DP&A, v. 2, 2003, p. 103-126.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Sartori, A. S. T., & Duarte, C. G. (2020). O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em Foucault. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(24). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15485

Edição

Seção

A CONSTRUÇÃO ANALÍTICA DE FOUCAULT: Ciência, Política e Educação