AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO

Autores

  • Gislene Aparecida da Silva Barbosa Universidade de Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Ana Beatriz Rosa
  • Valéria Aparecida Anjos de Moura
  • Willian Pereira da Silva

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de plano de aula para ensino de leitura literária na educação básica a partir de um conto e com o uso das Estratégias de Leitura. Aqui está divulgada parte dos resultados do projeto de pesquisa “As Estratégias de Leitura para a Compreensão do Conto”, desenvolvido junto ao curso de Letras da UNOESTE, entre os anos de 2018 e 2019, o qual se sustentou na perspectiva dialógica da linguagem como forma ou processo de interação e que objetivou a elaboração de atividades de compreensão leitora ancoradas nas Estratégias de Leitura de Girotto e Souza (2010): conhecimentos prévios; conexões; visualização; questionamento; inferência; sumarização e síntese. Com base no conto “A cartomante”, de Machado de Assis, o projeto, por meio da metodologia de análise documental, permitiu a construção de uma proposta de atividades para o desenvolvimento de leitores no Ensino Médio que dialoguem com o texto, favorecendo, portanto, o Letramento dos alunos da escola básica, bem como possibilitando experiências relevantes na formação inicial do futuro professor de língua materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-08

Como Citar

Barbosa, G. A. da S., Rosa, A. B., de Moura, V. A. A., & da Silva, W. P. (2019). AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação