AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO

Autores/as

  • Gislene Aparecida da Silva Barbosa Universidade de Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Ana Beatriz Rosa
  • Valéria Aparecida Anjos de Moura
  • Willian Pereira da Silva

Resumen

Este artigo apresenta uma proposta de plano de aula para ensino de leitura literária na educação básica a partir de um conto e com o uso das Estratégias de Leitura. Aqui está divulgada parte dos resultados do projeto de pesquisa “As Estratégias de Leitura para a Compreensão do Conto”, desenvolvido junto ao curso de Letras da UNOESTE, entre os anos de 2018 e 2019, o qual se sustentou na perspectiva dialógica da linguagem como forma ou processo de interação e que objetivou a elaboração de atividades de compreensão leitora ancoradas nas Estratégias de Leitura de Girotto e Souza (2010): conhecimentos prévios; conexões; visualização; questionamento; inferência; sumarização e síntese. Com base no conto “A cartomante”, de Machado de Assis, o projeto, por meio da metodologia de análise documental, permitiu a construção de uma proposta de atividades para o desenvolvimento de leitores no Ensino Médio que dialoguem com o texto, favorecendo, portanto, o Letramento dos alunos da escola básica, bem como possibilitando experiências relevantes na formação inicial do futuro professor de língua materna.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-09-08

Cómo citar

Barbosa, G. A. da S., Rosa, A. B., de Moura, V. A. A., & da Silva, W. P. (2019). AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(20). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069

Número

Sección

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação