UMA ANÁLISE CRÍTICA DA COMPOSIÇÃO MULTIMODAL DO GÊNERO INFOGRÁFICO EM PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM

Autores

Palavras-chave:

Infográfico, Letramento Visual Crítico, Multimodalidade.

Resumo

Este artigo pauta-se em uma abordagem investigativa de cunho interpretativo-qualitativa, para analisar os aspectos de multimodalidade em um corpus de infográficos, extraídos de propostas de redação do Enem (2013-2016), posto que os leitores tiveram que acionar algumas estratégias de recontextualização discursiva para a compreensão dos significados dos textos multimodais das propostas. Entende-se, a princípio, o letramento visual crítico (LVC) como um conjunto de ações retóricas, resultado de um cabedal de habilidades que ajudam o indivíduo identificar, interpretar, analisar, utilizar e criar imagens e mídias visuais como artefatos culturais, situados sócio-historicamente que constroem sentidos. Baseamo-nos teórico-metodologicamente na Análise do Discurso Crítica (ADC), de Fairclough (2001) e na Semiótica social, trabalhada por Kress & van Leeuwen (2006 [1996]), sobretudo, na Gramática do Design Visual (GDV), com base em sua metafunção composicional, categorizando os aspectos da sintaxe visual/multimodal nos infográficos elencados neste estudo. Considerou-se, portanto, que os textos multimodais estão cada vez mais presentes na estrutura composicional das propostas de redação no Enem e em atividades com a leitura e a escrita multimodais, por serem eficazes na construção de significados sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestre pelo Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017-2019). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará. Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017) da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas. Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É Revisor/Editor com Certificate for Reviewing Papers pela International Journal of Linguistics and Education (IJLE/SciencePG). É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). É Revisor ad hoc da Revista Ininga/Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Revisor ad hoc da Revista Desempenho (editada e gerida pelos discentes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UnB). É Revisor ad hoc da Revista EDUCAÇÃO EM FOCO. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais/UEMG). Revisor ad hoc da Revista Docência do Ensino Superior é um periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da Revista Primeira Escrita - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ - Curso de Letras. É Revisor ad hoc da Revista Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS. É Revisor ad hoc da Revista Reflexão e Ação do do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. É membro do Conselho Consultivo da Revista Form@re/Parfor/UFPI. Fundador e coordenador do Laboratório de Práticas de Letramentos, Multimodalidade e Produção de Materiais Didáticos Digitais (LABLENDI, 2016). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0073-5632

Ana Maria Pereira Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Mestra em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Linguística e Formação de Professores. Coordenou o projeto ?Leitura e escrita na produção do conhecimento linguístico e literário?, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID; coordena o Grupo de Estudos "Práticas de Letramento, Gêneros Textuais, Tecnologias e Formação Tecnológica do Professor" (PRAGENTEFORTE); atua na coordenação de projeto de iniciação científica "Práticas escolares para o desenvolvimento do letramento digital dos alunos e formação tecnológica dos professores das escolas de ensino médio de Limoeiro do Norte" e "Análise de imagens no livro didático: gramática do design visual para o desenvolvimento de multiletramentos". Os temas mais frequentes na produção científica são: letramento, letramento digital, multiletramentos, novas tecnologias e formação tecnológica do professor. Professora categoria permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MIHL, na UECE e do PROFLETRAS/UECE. Pós-doutora pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte PPGL/CAMEAM/UERN, bolsista PNPD/CAPES, com o projeto - Composição verbo-imagética de textos relativos ao discurso de resistência e de enfrentamento no contexto recente brasileiro em circulação no Facebook.

 

Referências

ALMEIDA, D. B. de. Pelos caminhos do letramento visual: por uma proposta multimodal de leitura crítica de imagens. In: ARAÚJO, A. D. Linguagem em Foco - Revista do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE, 2011, p. 53-63. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/Linguagem%20em%20Foco%202011_2.pdf> Acesso em: 02 jan. 2018.

BARBOSA, V. S.; ARAÚJO, A. D. Multimodalidade e letramento visual: um estudo piloto de atividades de leitura disponíveis em sítio eletrônico. Revista da Anpoll, nº 37, p. 17-36, Florianópolis, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/824/781> Acesso em: 05 jan. 2018.

BAZERMAN, C. Teoria da ação letrada. São Paulo: Parábola, 2015.

BROWETT, J. Critical Literacy and visual texts: Windows on Culture. In: Impact, v.11, n.2, p.24-29, 2002. Disponível: <http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/sara_oliveira.pdf> Acesso: 09 jun. 2018.

CARVALHO, F. F. Semiótica social e imprensa: o layout da primeira página de jornais portugueses sob o enfoque analítico da gramática visual. 2012. 305f. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Departamento de Estudos Anglísticos, Lisboa, 2012.

_______. Semiótica social e literacia para os media: os significados sociais construídos pelas publicidades da revista visão júnior. In: CARVALHO, F. F. Temas Contemporâneos em Semiótica Visual. Brasília: CEPADIC, 2013.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University, 1999.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Tradução de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001 [1992].

FERRAZ, D. M. Visual literacy: the interpretation of images in English classes. In: Revista Eventos Pedagógicos, v.5, n.1 (10. ed.), número especial, p. 16 - 28, jan./maio, 2014.

FERNANDES, J. D. C.; ALMEIDA, D. B. L. Revisitando a Gramática do Design Visual em Cartazes de Guerra. In: Almeida, D. B. L. (org.). Perspectivas em Análise Visual: do fotojornalismo ao Blog. João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2008, p. 11-31.

FERRAZ, J. A. A multimodalidade no ensino de português como segunda língua: novas perspectivas discursivas críticas. 2011. 200f. Tese (Doutorado em Linguística), Programa de Linguística da Universidade de Brasília, DF, 2011.

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 139.

HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. An introduction to functional grammar. 2. ed. Lon-dres, Melbourne, Auckland: Edward Arnold, [1985], 1994.

HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.

GUALBERTO, C. L. Multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual. 2016. 179f. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, 2016.

KRESS, G. Multimodal discourse analysis from: The Routledge Handbook of Discourse Analysis Routledge. 16 nov. 2011. Disponível: . Acesso em: em: 13 de Jul. 2018.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse. The modes and media of contemporary communication. Londres: Arnold, 2001 [1985].

______. Reading images. The gramar of visual design. Londres; Nova York: Routledge, 2006 [1996].

MAGALHÃES, C. E. A. de. Cartazes de filmes: um exercício de letramento visual. Pesquisas em Discurso Pedagógico, n. 1. 2013. Disponível: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/21811/21811.PDF. Acesso em 11 de jul. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Parte I: Suportes teóricos e práticas de ensino. In: DIONÍSIO, A. P. et al. (orgs.) Gêneros textuais & ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MOITA LOPES, L. P. da. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

______. Linguística Aplicada e a vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

NASCIMENTO, R. G. Do verbal ao visual: uma análise multimodal de infográficos sob a ótica sistêmico-funcional. In: SOUZA, M. et al. Sintaxe em foco. Recife: PPGL / UFPE, 2012. Disponível em: <http://www.pgletras.com.br/wp-content/uploads/2017/08/ebook-sintaxe-em-foco.pdf> Acesso em: 01 jan. 2018.

NEW LONDON GROUP. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar_lookup?title=+Multiliteracies:+Literacy+learning+and+the+design+of+social+futures&publication_year=2000. Acesso em 13 de jun. 2018.

PAIVA, F. J. de O. Configuração verbo-visual e estratégias de recontextualização em propostas de redação do ENEM. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 2, jul./dez. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4760>. Acesso em: 25 fev. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4760.

PAIVA, F. J. O de.; LIMA, A. M. P. Uma análise multimodal em propostas de redação do Enem (2009 e 2016) sob a perspectiva do letramento visual crítico. Hon no Mushi – Estudos Multidisciplinares Japoneses, v. 3, n. 4, 2018.

PAIVA, F. A. A Leitura de Gênero Textual multimodal: a hipertextualidade do infográfico. Anais ABRALIN. v.2, 2009. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDFVOL2/Microsoft%20Word%20%20Francis%20Arthuso%20Paiva.pdf> Acesso em: 10 jul. 2018.

PINHEIRO, R. C. Letramentos demandados em cursos on-line: por uma redefinição do conceito de letramentos hipertextuais. 2013. 183f. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza, 2013. p. 15-16.

RIBEIRO, A. E. Textos Multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 31.

_______. Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

ROCHA F. Imagem e palavra: a produção literária para crianças em livros das autoras/ilustradoras Ângela Lago e Eva Furnari. Monografia (Curso de Graduação em Pedagogia), da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, 2008.

RODRIGUES, C. R. Infografia como estratégia para ensino de leitura e escrita de textos multimodais. Revista Práticas de linguagem. v, 8, n. 1, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1q0eugzsOwctVOvECrCS53NN96sCz65ga/view. Acesso em: 10 jul. 2018.

ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11.

SÁ, R. L. de; MELLO, P. C. de. Multimodalidade: das origens ao ensino de línguas na contemporaneidade. Pesquisas em Discurso Pedagógico. n. 1. 2018. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/34129/34129.PDFXXvmi=. Acesso em: 10 jul. 2018.

SILVINO, F. F. Letramento Visual. In: Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC – I STIS. Nov/2012. Anais... Disponível emhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/stis/article/view/2116/2714. Acesso em: 10 jan. 2018.

STOKES, S. Visual literacy in teaching and learning: a literature perspective. Electronic Journal for the Integration of Technology in Education, v.1, n.1, 2002.

WILEMAN, R. E. Visual communicating. Englewood Cliffs, N. J.: Educational Technology Publications, 1993.

VAN LEEUWEN, T. Multimodality. In: SIMPSON, J. (Ed.). The Routledge handbook of applied linguistics. New York: Routledge, p. 668-682, 2011.

_______. Introducing Social Semiotics. London: Routledge, 2005.

XAVIER, J. P. Letramento visual crítico: leitura, interpretação e apropriação das imagens dos livros didáticos. 2015. 184f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gera

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

DE OLIVEIRA PAIVA, Francisco Jeimes; PEREIRA LIMA, Ana Maria.
UMA ANÁLISE CRÍTICA DA COMPOSIÇÃO MULTIMODAL DO GÊNERO INFOGRÁFICO EM PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 12, p. 191–214, 26 Set 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11160. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Seção Livre